Como criar seu calendário de marketing para 2023

Calendário de marketing para 2023: Deseja saber como criar seu? Então esse conteúdo foi feito para você!

Todos estão falando de marketing de conteúdo. Mas não é suficiente criar um post no blog, um vídeo ou um post no instagram, tiktok, youtube ou linkedin de vez em quando. Sem planejamento, você não terá os resultados que deseja. 

O fato é que pode ser demorado encontrar o conteúdo certo para encantar o seu público e sem uma estratégia que te ajude nesse desafio, certamente ficará ainda mais difícil.

Não importa se você é uma estudante de marketing ou apenas uma das milhões de marqueteiras do mundo inteiro, você deve ter se perguntado em algum momento recentemente “qual é a melhor maneira de planejar minha estratégia de marketing para 2023“?

Esse é o motivo pelo qual criei este material rico sobre como criar um calendário de marketing para 2023. Você provavelmente já tentou algumas das táticas, mas não está obtendo os resultados desejados.

O marketing é um fator-chave para o sucesso da maioria das empresas e esse material irá te ajudar a conquistar resultados mais sólidos em 2023, seja para aquisição de novos clientes, engajamento ou vendas do seu produto ou serviço.

Para lidar adequadamente com todas as operações de marketing do seu negócio, planejar com antecedência e acompanhar seus objetivos, você precisa de um calendário de marketing sólido para te ajudar.

Então vamos começar?

O que é um calendário de marketing?

Um calendário de marketing é um cronograma escrito de todas as atividades de marketing planejadas com antecedência. Ele ajuda você a visualizar seu planejamento e cumprir seus prazos.Um calendário de marketing geralmente é criado para um ano inteiro, mas pode ser ajustado para meio ano ou trimestre, dependendo do tipo de negócio. Ele descreve todas as suas atividades mês a mês para que você possa atingir suas metas de marketing em cada período respectivo.Eles também incluem todos os diferentes canais que uma empresa utilizará, além de considerar datas importantes ou eventos culturais. Por exemplo, um calendário de marketing incluirá as campanhas sazonais da sua empresa e outras campanhas de marketing planejadas para os feriados.Depois de elaborar sua estratégia de marketing e um plano de marketing , o calendário de marketing é uma próxima etapa essencial útil para gerentes e membros da equipe. Ele permite que seus membros permaneçam alinhados e coordenados e sigam um cronograma concreto para atingir seus objetivos.Agora vamos ver por que um calendário de marketing é tão essencial para um negócio!

Por que um calendário de marketing é importante?

Um calendário de marketing é muito importante, pois evita que as principais atividades de marketing se percam e suas equipes se concentrem em seu plano de marketing. Os membros de sua equipe têm todas as informações de que precisam em um só lugar para garantir que cumpram cada meta/prazo individual ao longo do ano.Embora um calendário de marketing exija tempo e esforço significativos para ser criado, ele pode ajudar empresas de todos os tamanhos a planejar suas campanhas de forma proativa com antecedência. E sem um planejamento adequado, o resultado não será coeso, o que significa que uma empresa não estará na posição ideal para atrair, converter e reter clientes de forma eficaz.Por exemplo, sem a existência de um calendário de marketing, os membros da equipe lançariam posts de blog de forma inconsistente, o que significa que isso afetaria os esforços de otimização de mecanismos de busca (SEO) da empresa e “confundiria” seguidores leais da marca.Não é de surpreender que os profissionais de marketing que optam por documentar suas estratégias tenham uma probabilidade de sucesso de 313% .A documentação é fundamental para o sucesso de um negócio. Um calendário de marketing ajuda para 2023 pode ajudar as empresas e o seu negócio a atingirem seus objetivos e realizar suas estratégias e planos de marketing.Agora vamos passar para os diferentes tipos de calendários de marketing que você pode criar!

Diferentes tipos de calendários de marketing

Em vez de um calendário de marketing de tamanho único, as marcas podem utilizar uma variedade de calendários de marketing diferentes, dependendo do número de atividades de marketing, do tamanho do negócio e dos canais usados.

Abaixo, você encontrará alguns dos tipos mais comuns de calendários de marketing para manter sua empresa organizada:

Calendário de marketing de conteúdo

Um calendário de marketing de conteúdo garante que todo o conteúdo planejado fique visível em um só lugar. Quanto mais pessoas trabalham em seu departamento de conteúdo, mais sentido faz ter esse calendário para acompanhar o que cada equipe faz e quando.

Seu calendário de marketing de conteúdo permite que você acompanhe o conteúdo com uma visualização de calendário, identifique lacunas ou ineficiências em seu calendário editorial e garanta alto desempenho.

Algumas empresas criam um modelo de calendário de conteúdo, que inclui detalhes específicos para projetos de alto valor.

Um calendário de marketing de conteúdo é um documento que precisa de atualizações frequentes. Além disso, pode incluir futuras responsabilidades de marketing, bem como realizações passadas.

O calendário de marketing de conteúdo é a chave para alcançar consistência em seus esforços de marketing de conteúdo . Com a ajuda dele, você pode criar conteúdo que realmente ressoe com as necessidades do seu público-alvo. Permanecer consistente significa que você pode atrair clientes fiéis.

Calendário Editorial (Calendário do Blog)

Um calendário editorial (ou calendário de blog) é a melhor maneira de gerenciar e acompanhar seus esforços em relação ao blog da sua empresa. Ele ajuda a permanecer consistente e obter mais leitores, rastreando o que funciona e o que não funciona.

Você pode encontrar um modelo de calendário editorial online e personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Isso significa adicionar filtros e usar métricas específicas.

Também é útil incluir links para suas postagens, as palavras-chave que você está segmentando em cada blog, bem como a dificuldade da palavra-chave.

Caso sua empresa dependa muito de tráfego orgânico e SEO, negligenciar seu calendário editorial pode ter um impacto negativo no tráfego do seu site . E se você não estiver usando um, talvez seja hora de usar um e ver os benefícios por si mesmo!

Calendário de marketing de mídia social

O marketing de mídia social pode ficar complicado, especialmente quando você publica várias vezes ao dia. Um calendário de mídia social permite planejar postagens de mídia social em diferentes plataformas e organizar tarefas com antecedência.

Os calendários de mídia social geralmente vêm na forma de uma planilha ou um aplicativo/software que agenda suas postagens de mídia social com antecedência. Esse tipo de calendário fornece uma visão geral útil das postagens que funcionam bem ou não e permite que sua empresa melhore seu conteúdo com base no desempenho dele.

É importante mencionar que nem todos os negócios exigem o mesmo calendário de marketing de mídia social. Embora para alguns um papel ou uma planilha funcione bem, outros podem precisar de um serviço especializado que economize tempo, forneça uma visão geral clara e tenha ferramentas de calendário integradas.

Se você está procurando um modelo de calendário de mídia social para começar a planejar suas campanhas de mídia social, confira o . É um ótimo modelo gratuito e um excelente ponto de partida.

Calendário de e-mail marketing

Um calendário de email marketing mostra a linha do tempo do que você enviará aos seus assinantes e quando. Como o email marketing está entre as melhores maneiras de alcançar, engajar e reter seus clientes, é altamente recomendável que as empresas usem um calendário de email marketing.

Para criar campanhas de e-mail eficazes , você precisa planejar com antecedência. Além disso, os membros de sua equipe devem estar informados e prontos para aproveitar oportunidades potenciais para aumentar as vendas e as conversões.

Mas o benefício mais importante de um calendário de email marketing é que ele ajuda a gerar o máximo impacto para suas campanhas. Lançamentos de produtos, promoções de vendas, novas funcionalidades de seus serviços, tudo isso precisa ser colocado em um calendário e descobrir o melhor momento para lançá-los.

Como construir um calendário de marketing

Elaborar um calendário de marketing todos os anos é uma tarefa muitas vezes subestimada e até um pouco tediosa. No entanto, vale a pena, pois ajuda o departamento de marketing a alcançar o sucesso mês a mês.Algumas se sentem intimidados quando se trata de construir um calendário de marketing. Neste guia, mostraremos passo a passo como criar um calendário de marketing estratégico para que você tenha sucesso em 2023.

1. Defina para quanto tempo você irá se planejar

12 meses

O primeiro passo para criar seu calendário de marketing é decidir com que antecedência você deseja planejar.Para algumas empresas, é melhor planejar o ano inteiro, principalmente quando querem realizar projetos demorados que exigem muito trabalho e colaboração entre as equipes. Nesse caso, o seu calendário de marketing deve considerar 12 meses de duração.Além disso, o planejamento para um ano inteiro permite que a empresa tenha uma visão geral das campanhas e promoções que serão veiculadas e tenha mais chances de executar a estratégia de conteúdo pretendida.Nota: Se você fizer um calendário de marketing considerando o ano inteiro, permita alguma flexibilidade nele. Por exemplo, pode haver certas tendências ou mudanças culturais que você precisará considerar e reajustar ao longo do caminho.

Trimestral ou 3 meses ou 90 dias ou quartil

Se você deseja ser mais ágil ou está em um setor em rápida mudança, pode fazer o planejamento trimestral, considerando 90 dias.

Um calendário de marketing trimestral lhe dará tempo suficiente para executar suas campanhas de marketing, permitindo otimizar sua estratégia de marketing 4 vezes por ano. Grandes empresas multinacionais utilizam ciclos de 3 meses para planejar o ano, também chamado de quartil.

Mensal ou 1 mês ou 30 dias

Por fim, você tem a opção de planejar apenas para o próximo mês, ou seja, 30 dias. Embora essa opção ofereça mais flexibilidade, pode ser bastante arriscada.

Por um lado, você poderá focar em tópicos emergentes, mais atuais e levar em consideração novas tendências para produzir peças relevantes de conteúdo que atingirão o seu público-alvo.

Por outro lado, você gastará mais tempo planejando seu calendário todos os meses, o que pode resultar em você não ter tanto tempo para implementar, principalmente se você tem uma equipe enxuta ou trabalha sozinha(o).

2. Decida quais canais você usará

Ótimo, agora que você decidiu para quanto tempo irá se planejar, o próximo passo é decidir quais canais de marketing você utilizará.Idealmente, seu calendário de marketing deve incluir campanhas que são executadas em vários canais importantes. Dessa forma, você tem as maiores chances de atingir com sucesso seu público-alvo e convertê-lo.Para identificar quais canais serão seus principais canais de atuação, pense em onde você é mais ativo e inclua esses canais no seu calendário de marketing. Além disso, você pode pesquisar e entender onde seu público-alvo está e incluir os canais que encontrar no mix.Não sabe ainda o que são canais digitais? Esses são alguns exemplos de canais de mídia paga digital:

  • Google: você pode anunciar através de links patrocinados, da rede de display, do Google Shopping ou do Youtube ADS;
  • Social Ads: para aumentar seu reconhecimento nas redes sociais, invista em divulgação no Facebook, Instagram, Linkedin Ads e outros;
  • Mídia programática: esse tipo de anúncio te ajuda a aparecer nas páginas de diversos sites, blogs e páginas de acordo com um rastreamento de comportamento dos usuários.

3. Escolha seu modelo/software de calendário de marketing

Se você não quiser criar seu calendário de marketing do zero, poderá selecionar um modelo de calendário de marketing existente e personalizá-lo de acordo com suas necessidades.Esta é a maneira mais fácil e rápida. Depois de selecionar seu modelo, certifique-se de adicionar filtros e métricas que são importantes para você. Dessa forma, você poderá acompanhar seus objetivos e medir seu sucesso.Se houver a necessidade de vários membros da equipe colaborarem uns com os outros, uma boa ideia seria empregar uma ferramenta/software de calendário . Essas ferramentas podem ajudar a economizar tempo na construção de seu calendário e apresentam funcionalidades avançadas que ajudam no gerenciamento de projetos e na comunicação entre os membros da equipe.

4. Determine os membros da equipe envolvidos

Agora é a hora de definir os responsáveis pelas atividades de implementação do seu calendário de marketing. Se você trabalha para uma grande empresa, isso significa determinar os membros da equipe responsáveis por cada item.

Se você ainda não tem uma equipe formada, poderá contratar serviços de profissionais freelancer em plataformas como 99Freelas, Workana, entre outras.

Se você for a pessoa responsável por executar as ações, precisa garantir que irá reservar o tempo necessário para se dedicar a cada uma das etapas de execução do seu calendário de marketing.Para ter um calendário de marketing sólido, você precisa atribuir responsabilidade e garantir visibilidade.Você pode obter ajuda dos líderes de equipe em sua empresa para garantir que seu calendário de marketing seja abrangente e inclua todas as principais datas, projetos e campanhas.Definir as funções e responsabilidades de cada membro da equipe tornará as coisas mais claras para todos e ajudará a aumentar a produtividade.

7 profissionais de marketing digital quem podem te ajudar

Conheça 7 profissionais de marketing que são essenciais para fazer as ações do seu calendário de marketing saírem do papel e se transformarem em realidade. Você conhece quais os profissionais de marketing podem te ajudar nesse desafio?  

Vamos explorar uma lista logo mais, no entanto, é comum ver diferentes cenários, como no caso de uma profissional que acumula funções ou até mesmo novos negócios onde apenas uma pessoa trabalha sozinha.

Nesse caso, pense nesses profissionais como funções ou habilidades que você deve aprender para executar cada vez melhor suas ações de marketing.

O fato é que se faz necessário estudo, formação e principalmente criatividade para transformar todas as ações em atrativos na captação de clientes e na valorização de marcas, produtos e serviços.São muitas as responsabilidades e o mercado exige cada vez mais profissionais capacitadas e agências que estejam prontas para atender a demanda atual e as que irão surgir nos próximos anos, na medida em que as empresas passarem a entender o que é o marketing digital e sua importância para os negócios.

5. Faça um brainstorm de ideias de conteúdo

Seu próximo passo é pesquisar e debater ideias de conteúdo. Uma das melhores maneiras de identificar o tipo de conteúdo que você precisa criar para o seu público é realizar uma pesquisa de palavras-chave .Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ajudá-lo no processo, como Ahrefs e Google Trends . A primeira coisa que você pode fazer é encontrar palavras-chave com alto volume de pesquisa e baixa dificuldade de rankeamento das palavras-chave.Além disso, você deve verificar as palavras-chave para as quais já está se posicionando bem nas pesquisas. Depois de identificá-los, você pode enriquecer suas peças de conteúdo existentes ou criar diferentes formatos de conteúdo (que você pode promover em outros canais de marketing que você possui).Outra ótima estratégia na hora de buscar ideias de conteúdo é fazer uma análise dos concorrentes. Espie as palavras-chave orgânicas de seus concorrentes e crie conteúdo de alta qualidade para superá-las.

6. Selecione os tipos de campanha que você executará

Depois de encontrar ideias para sua estratégia de conteúdo, é hora de selecionar os tipos de campanhas de marketing que você vai executar.Campanhas de marketing são uma séries de mensagens que giram em torno de um tópico central. Essas campanhas podem ser postagens de mídia social, campanhas de marketing por e-mail, mensagens SMS, anúncios, páginas de destino e assim por diante.Nesta etapa, é importante ser o mais específico possível e colocar o máximo de informações que puder. O planejamento detalhado com antecedência será extremamente útil no estágio de criação posterior.

Os tipos potenciais de campanhas que você pode considerar incluir no seu calendário de marketing para 2023:

  • Promoções e vendas: segmente os clientes existentes com mensagens promocionais e vendas contínuas durante períodos específicos. Você pode ampliar o impacto de suas campanhas oferecendo códigos de cupom, frete grátis etc.
  • Lançamentos de produtos: Geralmente são campanhas de grande escala. Eles exigirão postagens de mídia social, e-mails, postagens em blogs e preparação em termos de desenvolvimento de produtos.
  • Campanhas orientadas por conteúdo: essas campanhas são estruturadas em torno de infográficos, estudos de caso, webinars , etc. É uma boa ideia colocar conteúdo em plataformas de mídia social ou compartilhá-lo por e-mail.
  • Campanhas de feriados: São campanhas muito específicas em torno de feriados maiores ou menores. Como por exemplo: Dia das Mães, Dia do Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Halloween, etc.
  • Brindes/Concursos: Às vezes são campanhas adicionais, para descontrair a audiência e aumentar a movimentação nos seus perfis, mas é melhor planejá-las com antecedência. Eles têm o poder de aumentar o engajamento e trazer mais seguidores para sua marca. Inclua em seu calendário de marketing possíveis colaborações com influenciadores.

7. Revise e atualize seu calendário ao longo do tempo

Esta é a etapa final do processo. No entanto, é uma das partes mais importantes, pois ajuda na melhoria do seu calendário de marketing.Nesta etapa, você precisará avaliar se suas estratégias estão funcionando e medir seu desempenho. Sua análise lhe dará as respostas que você procura.Você omitiu alguma coisa do seu calendário? Os prazos foram cumpridos? Existem sugestões de melhoria?Essas são perguntas que ajudarão você a melhorar seu calendário de marketing e levá-lo ao próximo nível para o próximo trimestre, ano etc.

Calendário de Marketing para 2023 – Mês a Mês

Compilamos um calendário de datas importantes para você considerar quando estiver criando o seu calendário de marketing para 2023.

A ideia é que você se prepare para cada uma delas com certa antecedência e possa se planejar para executar suas campanhas de marketing em todas as datas importantes de 2023 que fizerem sentido para a sua empresa e seu negócio. Navegue nos meses abaixo para ver as datas de cada mês.

Pensamentos finais

Como você viu nas seções anteriores, um calendário de marketing é absolutamente essencial para um negócio. Você precisa decidir o formato do seu calendário, planejar com antecedência e otimizar sua estratégia ao longo do caminho. Quanto mais detalhes você colocar, mais fácil será acompanhar seus esforços e desempenho.

Se você decidir que quer levar isso para o próximo nível, você pode baixar ou criar seu próprio modelo de calendário de marketing que você poderá usar ano após ano.


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