Como você decide o preço do seu curso?
Defina seu preço muito alto e você pode perder vendas. Defina-o muito baixo e você pode deixar dinheiro na mesa.
Neste artigo, examinaremos os principais fatores que afetam os preços e ofereceremos 6 dicas para encontrar o melhor preço para seu curso online.
Fatores que afetam o preço
Vejamos alguns dos fatores mais importantes que você precisa considerar ao decidir o preço certo para o seu curso online.
Seu tempo e experiência
Seu tempo e experiência são mais importantes do que custos rígidos quando se trata de determinar o preço do seu curso online.
Quanto tempo levou para desenvolver o curso? Quantas horas você gastou gravando aulas, fazendo planilhas e criando recursos para o curso?
Agora faça a si mesmo duas perguntas.
- Quanto você cobraria de um cliente por tanto tempo?
- O que lhe custou aprender isso?
Você teve que pagar por treinamento especial ou obter um diploma? Quantos anos você levou para desenvolver o conhecimento ou habilidade que agora está compartilhando em seu curso?
Lembre-se, você não está negociando dólares por horas. Você está compartilhando informações exclusivas para você e sua experiência.
O custo para comercializar o curso
Não se esqueça de contabilizar os custos de marketing ao precificar seu curso. O marketing de um curso de baixo preço pode custar tanto quanto o marketing de um curso de preço mais alto.
Digamos que você gaste US$ 1.000 em anúncios e obtenha 200 leads para um curso de US$ 50. Você precisará de uma taxa de conversão de 10%, ou 20 vendas, apenas para equilibrar.
Se você precificar o mesmo curso em US$ 200, seu ponto de equilíbrio será de apenas 5 vendas e sua taxa de conversão deverá ser de apenas 2,5%.
O impacto esperado na vida do seu público
Ao comercializar seu curso, você está vendendo um resultado, não um produto.
Pergunte a si mesmo: “Como meu público se beneficiará deste curso online ?”
Discutiremos isso com mais detalhes mais adiante neste artigo, mas lembre-se de que seu público está procurando alívio de algum ponto de dor. Aí está o valor.
Quanto tempo vai poupar-lhes?
Um dos fatores que afetam o valor do seu curso é quanto tempo seus alunos economizarão aprendendo com você.
Aprender da maneira mais difícil é ineficiente e leva a muitos erros, falsas partidas e perda de recursos.
Ao precificar seu curso, pense no tempo que seus alunos economizarão por não terem que descobrir as coisas por conta própria.
O tipo de conteúdo do curso
Incluir vários ativos em seu curso também aumenta o valor, permitindo que você precifique seu curso mais alto.
Vídeos, pastas de trabalho, produtos físicos e modelos são frequentemente incluídos para garantir que alunos com diferentes estilos de aprendizagem possam aprender de forma eficaz. Mas vários formatos e recursos também podem fazer as pessoas acreditarem que você está dando a elas mais do que elas pagaram.
Em seu livro, Overdeliver , Brain Kurtz afirma que overdeliver aumenta o valor percebido e reduz a insatisfação ou reclamações.
Entendendo a estratégia de preços do curso
Cobrimos cinco fatores que influenciam os preços. Agora, para aplicar esses fatores à sua estratégia de preços, você precisa avaliar duas coisas:
- A qualidade do seu curso
- O objetivo do seu curso
Avalie a qualidade do seu curso
A qualidade é importante, mas não pelas razões que você imagina.
Você não precisa de câmeras, gráficos ou propagandas profissionais para que seu curso seja considerado de alta qualidade. E você não precisa de dezenas de horas de instrução.
Você só precisa entregar o resultado que prometeu.
Um curso de trinta horas não é automaticamente mais valioso do que um curso de dez horas.
Se o curso de dez horas entregar o resultado prometido, o curso mais curto pode realmente ser mais valioso porque você economizou 20 horas para seus alunos.
Determine o objetivo do seu curso
Como você pretende usar este curso? Será um curso de nível básico, seu curso principal ou um upsell de nível avançado?
Aqui estão algumas sugestões gerais para precificar cursos digitais, dependendo de como você planeja usá-los:
- Imãs de chumbo – grátis
- Produtos introdutórios ou “conheça-nos” – $ 5 a $ 50
- Minicursos – $ 29 a $ 300
- Cursos emblemáticos – $ 150 a $ 3.000 +
- Treinamento avançado – $ 2.000 a $ 5.000 +
- Treinamento mais coaching – $ 3.000 a $ 10k +
6 dicas sobre como precificar seu curso online
Aqui estão seis dicas para precificar seu curso online.
1. Conheça seu mercado e a dor que eles querem resolver
Faça pesquisas suficientes para ter certeza de que está resolvendo um ponto problemático com o qual seu público se preocupa.
Não se prenda ao que os outros podem cobrar por cursos semelhantes. Isso pode lhe dar um ponto de referência, mas como discutimos acima, o valor do seu curso vem de:
- Sua experiência e perspectiva únicas
- A transformação que você entrega
- A qualidade e o propósito do seu curso
2. Concentre-se na transformação que você fornecerá
Se o seu curso proporcionar uma transformação mensurável, você poderá cobrar mais por isso. Aqui estão alguns resultados pelos quais as pessoas geralmente estão dispostas a pagar mais:
- Progressão na carreira
- Maior potencial de renda
- Realização pessoal
- Melhor qualidade de vida
- Melhores relacionamentos
- Domínio de uma nova habilidade ou hobby (especialmente se os fizer parecer impressionantes)
3. Calcule seu resultado final
Quanta receita você precisa? Faça as contas para descobrir quantas vendas você precisará em diferentes faixas de preço.
Se sua meta é fazer $ 4.000 por mês e você está cobrando apenas $ 20 pelo seu curso, você precisará fazer 200 vendas por mês.
Se essa não for uma taxa de conversão realista, defina seu preço mais alto.
4. Calcule seu valor percebido
Não assuma automaticamente que um preço mais baixo significará mais vendas. Um preço mais baixo pode realmente desvalorizar seu curso, levando a menos vendas.
Avalie a qualidade do seu curso e a melhoria da qualidade de vida que você está oferecendo aos seus alunos. Quanto maior a qualidade e maior o valor de sua transformação, maior deve ser seu preço.
Dica: Não caia na armadilha de competir pelo preço. Alguém sempre será capaz de vender abaixo de você. Em vez disso, concentre-se no valor do seu resultado ou solução.
5. Orçamento para marketing
Não importa quão bom seja um curso, é difícil impulsionar as vendas apenas com promoções orgânicas. Você provavelmente precisará gastar US$ 1.000 ou mais em publicidade e outras promoções pagas.
Para cobrir essas despesas, defina um preço um pouco mais alto do que seu primeiro impulso. Seu objetivo é absorver esses custos, para que seus lucros permaneçam altos.
6. Ofereça opções de pagamento
Se você está preocupado que as pessoas não possam pagar seu curso, em vez de baixar o preço, seja criativo com suas opções de pagamento.
Parcelas – Oferecer 3 pagamentos mensais de $ 547 pode ser mais atraente do que um pagamento único de $ 1500. Com essa estratégia, você pode oferecer um desconto aos alunos que optarem pelo pagamento integral.
A capacidade de pagar em prestações irá inclinar a balança para alguns alunos. O desconto motivará outros.
Preços em camadas – O preço em camadas é outra alternativa para reduzir seu preço. Seu preço básico pode incluir apenas o curso, mas com cada faixa de preço você adiciona conteúdo bônus ou recursos adicionais.
Como saber se o seu preço está definido corretamente?
É importante lembrar que não existe uma fórmula ou padrão definido para precificar um curso online. Entenda o valor que você traz para a mesa e esteja preparado para testar.
Se você está recebendo tráfego, mas não convertendo, você sabe que algo está errado. Mas não assuma imediatamente que seu preço é o problema.
O preço deve ser uma das últimas coisas que você “conserta”. Comece testando:
- Segmentação – Você tem o público certo?
- Mensagens – Suas mensagens abordam o ponto problemático adequadamente?
- CTA – O seu call to action é forte o suficiente ou é muito agressivo?
- Sua Oferta – Sua oferta comunica claramente o resultado que você entrega?
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