Micro-Mentoring: Tudo o que você precisa saber

Micro-Mentoring: Tudo o que você precisa saber

Ter amplas oportunidades para desenvolver novas habilidades e competências é essencial para funcionários e organizações. A micro-orientação é uma ótima maneira de permitir que os funcionários ganhem habilidades e se conectem com seus colegas. Vejamos a micro-mentoria, seus benefícios para seus funcionários e a organização e as melhores práticas.

Conteúdo
O que é micro-mentoria?
Quais são os benefícios da micro-mentoria?
Práticas recomendadas de micromentor

O que é micro-mentoria?

Micro-mentoring é uma forma inovadora de mentoria no local de trabalho que é de curta duração e geralmente ocorre no espaço de apenas algumas horas ou em alguns dias. Outros termos que se referem a esse tipo de mentoria incluem mentoria de curto prazo, mentoria única, mentoria flash e mentoria baseada em sessão.

Exemplos de micro-mentoria incluem reuniões únicas que giram em torno de um tópico ou habilidade específica, eventos de orientação autônomos ou eventos de “orientação rápida” .

A micro-mentoria não pretende substituir a mentoria tradicional de longo prazo ou outras iniciativas de desenvolvimento de funcionários, mas sim complementá-las e criar outra oportunidade de aprendizado e construção de relacionamentos para os funcionários.

Conforme explicado por Charterhouse.org , a micro-mentoria reduz algumas das pressões da orientação ao encontrar maneiras de construir relacionamentos mais curtos. É benéfico em organizações e setores em que os funcionários desejam abordar questões de trabalho específicas, como experiência técnica no trabalho, avanço na carreira ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Recurso relacionado (gratuito) à frente! Continue lendo abaixo ↓

Guia de análise de lacunas de habilidades

Baixe seu guia passo a passo gratuito para identificar as habilidades que seus funcionários precisam para prosperar agora e no futuro.

Baixe o Guia Gratuito

Quais são os benefícios da micro-mentoria?

Este formato de mentoria tem múltiplos benefícios para os funcionários e para a organização.

É informal e acessível

Há menos barreiras ao acesso em comparação com um programa formal de mentoria, tanto para mentores quanto para mentorados. Por exemplo, requer um compromisso de tempo reduzido de ambas as partes.

Ambas as partes podem ter uma reunião única em sua própria conveniência sem exigir um acompanhamento (se o mentor e o mentorado concordarem) que pode entrar em conflito com outros compromissos.

A micro-mentoria pode ser particularmente eficaz para mentores experientes e ocupados, tornando-os mais acessíveis aos mentorados. Eles também podem interagir com mais mentorados ao longo do tempo. Ele permite que os mentorados falem com os mentores rapidamente para obter o que precisam para ter sucesso. 

Como a duração não requer muito tempo para construir um relacionamento, a expectativa é que o relacionamento não precise continuar se nenhuma das partes exigir. Ter uma incompatibilidade de orientação ou um relacionamento de orientação desagradável que não deu certo não precisa causar desconforto no local de trabalho. 

Proporcionar exposição a pessoas diferentes

Torna-se mais acessível para os participantes conhecerem pessoas de outros departamentos da empresa.

A equipe júnior pode se conectar com colegas, permitindo que eles construam redes profissionais robustas dentro da empresa.

Indivíduos que desejam progressão na carreira se beneficiarão da interação com os principais funcionários seniores; uma sessão de micro-mentoria positiva pode deixar uma boa impressão duradoura que pode levar a indicações para futuras promoções ou treinamento. 

Ele pode ajudar os funcionários a se desenvolverem profissionalmente e progredirem dentro da organização, encontrando um mentor que possa explicar a posição e como eles se tornam bem-sucedidos nela ou buscando ajuda para serem promovidos.

É adequado para qualquer pessoa em diferentes carreiras, dependendo de suas necessidades

A mentoria de curto prazo pode ser organizada entre colegas ou indivíduos para requalificação ou aprimoramento. Isso abre as possibilidades para qualquer pessoa dentro da empresa e não é apenas para um objetivo específico.

Transferência de conhecimento do tamanho de uma mordida

A transferência de conhecimento pode, em última análise, ajudar na retenção de funcionários e na estratégia geral de aprendizado organizacional .

Ele permite que os mentorados se conectem rapidamente com um mentor e recebam conselhos de especialistas ou desenvolvam habilidades específicas que podem colocar em prática imediatamente.  

A ingestão de informações em pequenas doses também permite que os mentorados se lembrem do que aprenderam porque o conteúdo rápido e focado em um tópico ajuda na retenção do aluno.

Os ambientes de trabalho e as indústrias estão mudando rapidamente. Assim, os empregos estão se tornando mais ágeis e os funcionários precisam aprender novas habilidades rapidamente.

Os empregadores podem usar o mentoring flash para ajudar sua equipe a desenvolver suas habilidades e conhecimentos para se adequar a qualquer novo ambiente.

Melhorando a colaboração e o desempenho

A micro-orientação ajuda a conectar pessoas de diferentes departamentos, aprimorando a colaboração entre departamentos e eliminando silos.

A mentoria de curto prazo é uma maneira eficiente de atualizar os membros da equipe com atraso e descobrir áreas de melhoria. Por exemplo, se a lacuna de desempenho estiver relacionada à comunicação, uma reunião pode estabelecer a necessidade de treinamento adicional para trabalhar as deficiências. 

Melhorando o engajamento e a retenção

Oferecer muitas oportunidades para desenvolver suas habilidades ajuda a engajar e reter os funcionários.

A micro-orientação pode aumentar a satisfação no trabalho e o moral dos funcionários. Isso mostra que a organização leva a sério as necessidades de desenvolvimento dos funcionários. É também uma ótima maneira de apoiar as iniciativas de T&D da empresa. 

Além disso, oferece uma oportunidade para os indivíduos começarem a perseguir seus objetivos de carreira. 

Trabalhar bem com outros programas de mentoria

A micro-orientação cria um ambiente de orientação mais abrangente, permitindo que os participantes fortaleçam seus esforços de desenvolvimento profissional para alcançar os resultados desejados.

Também pode ser uma ótima abordagem para iniciar um relacionamento de orientação mais tradicional. Você pode usá-lo para facilitar a orientação formal dos funcionários para dar uma ideia de como o sistema funciona e o tipo de orientação profissional que eles podem receber dos mentores. 

Se a micro-orientação for bem-sucedida, pode ser organizada para transformá-la em mentoria de longo prazo, se os horários permitirem. Ou as sessões podem ser a motivação para alguém buscar uma orientação mais formal. 

Práticas recomendadas de micro-mentoria

Agora que você sabe tudo sobre os benefícios da micro-mentoria, vamos mergulhar em como seus funcionários e sua organização podem tirar o máximo proveito dela.

1. Entenda as necessidades de seus funcionários

Conheça as necessidades e interesses de aprendizagem de seus funcionários. Isso permite que você encontre as formas mais eficazes de facilitar a micro-orientação em sua organização.

Identifique possíveis mentorados que sua micro-orientação terá como alvo e verifique como esses funcionários se beneficiarão determinando suas jornadas profissionais, necessidades de desenvolvimento de carreira e motivação. 

Defina metas para sua micro-mentoria com quem será seu mentorado típico em mente. Estabeleça metas SMART: Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporárias.

Por exemplo, uma meta SMART ou sua iniciativa de micromentoria pode ser: Alcançar uma melhoria auto-relatada de 10% nas habilidades de vendas dos funcionários que participam do programa no segundo trimestre.

2. Selecione mentores 

É vital selecionar cuidadosamente os funcionários que serão mentores em seu programa de micromentoria. 

Para dizer o mínimo, eles devem ser modelos e mostrar fortes habilidades de liderança. Identifique aqueles que demonstram excelente desempenho no trabalho, boa tomada de decisão, resolução de problemas e habilidades de comunicação. Procure funcionários que também possam se beneficiar de ser um mentor, por exemplo, aspirantes a gerentes e líderes.

Se possível, tenha mais de um mentor por mentorado. Os mentorados precisam de diversos conselhos e perspectivas para tomar as melhores decisões.

3. Promova as iniciativas de micromentoria da sua empresa

É vital que todos na empresa saibam sobre o programa de micromentoria e como eles podem se beneficiar dele. 

Isso pode obrigar os funcionários a ingressar como mentores ou mentorados. Também pode motivá-los a avaliar seu próprio desempenho, pois consideram se estão aptos para participar ou não. 

Você pode fazer isso por meio do boletim informativo da empresa, da intranet da sua empresa ou de canais de comunicação internos como o Slack.

Por exemplo, uma tecnologia médica americana Edwards Lifesciences organiza eventos de orientação de velocidade de duas horas com foco no desenvolvimento de carreira. Os mentorados falam com um mentor diferente a cada dez minutos. A equipe de RH faz questão de comunicar o objetivo do evento com antecedência. Para os mentorados, pode ser um enriquecimento de carreira ou DEIB, enquanto para os mentores, pode ser a oportunidade de retribuir, apesar de suas agendas lotadas.

4. Eduque seus funcionários sobre como se envolver em micro-mentoria

Isso vale tanto para pessoas que buscam orientação de curto prazo quanto para pessoas que poderiam fornecer orientação. 

Na Edwards Lifesciences, os mentorados recebem uma lista de amostra de perguntas que podem usar para preparar suas próprias perguntas para fazer aos mentores antes de cada evento de mentoria rápida. Os mentores recebem instruções sobre que tipo de perguntas podem preparar.

Aqui estão algumas dicas para mentores e mentorados para uma sessão produtiva de micro-mentoria:

Dicas para mentores

  • Antes da mentoria, revise as metas e objetivos do mentorado para a mentoria. 
  • Durante a sessão de mentoria, incentive seu mentorado a se comunicar abertamente. Preste atenção aos sinais não verbais. Faça perguntas abertas para obter mais detalhes e informações. Use sua própria experiência para compartilhar conhecimento, como desafios e como você os supera. Fornecer feedback construtivo que seja específico e detalhado. Sugira outras pessoas que também possam oferecer insights adicionais. Conclua a mentoria com um plano de ação para o mentorado.
  • Após a mentoria, acompanhe todos os acordos que você fez com seu mentorado. Expresse sua gratidão ao mentorado pelo que você pessoalmente pode ter aprendido com a orientação.  

Dicas para mentorados 

  • Antes da sessão de micro-mentoria, avalie seus objetivos para ingressar. Envie um e-mail para seu mentor com uma lista de tópicos a serem abordados durante a reunião. Seja claro com suas expectativas. Agende um local e horário para a sessão de mentoria. 
  • Durante a micro-mentoria, tenha a mente aberta e esteja disposto a aprender novas ideias. Compartilhe seus objetivos e desafios. Não tenha medo de fazer perguntas. Peça recomendações para recursos de aprendizado e desenvolvimento contínuo. Feche a sessão com um plano de ação proposto para os próximos passos. 
  • Após a sessão, acompanhe todos os acordos que você fez com seu mentor. Agradeça ao seu mentor e compartilhe comentários sobre como a mentoria o ajudou.

5. Considere a micromentoria remota

Os arranjos de trabalho híbrido ou remoto emergentes também trazem à tona a oportunidade de realizar sessões de mentoria remotamente. 

Para uma micro-orientação remota, aproveite a tecnologia como e-mail, bate-papo ou videoconferência como substituto para reuniões presenciais. Por exemplo, incentive a interação por videochamada para uma discussão mais focada. Ou use mensagens instantâneas ou bate-papo para atualizações rápidas, check-ins e compartilhamento de informações.

É importante que os participantes tratem essas reuniões com a mesma confidencialidade e cortesia que fariam em uma típica sessão de mentoria presencial.

6. Reúna feedback e implemente melhorias

Pergunte aos mentores e mentorados como eles estão achando as atividades de micromentoria. Por exemplo, você pode enviar uma breve pesquisa após um evento de micro-mentoria. 

Em sua pesquisa, pergunte quais melhorias eles gostariam de ver, quais áreas de trabalho eles precisam de mais ajuda e outras perguntas que possam ter. 

Com base no feedback coletado, nas avaliações de desempenho e nos resultados da pesquisa, você pode criar um plano de ação para melhorar seu programa de micromentoria.

Por exemplo, você pode considerar a implementação de software para facilitar a micro-orientação em sua organização. Ferramentas como MentorEase ou Chronus ajudam você a automatizar a correspondência de mentores e mentorados com base em seus perfis, administrar pesquisas e muito mais.

7. Inclua micro-mentor em sua estratégia geral de desenvolvimento de funcionários

Micro-mentoring é apenas uma das ferramentas em seu arsenal de desenvolvimento de funcionários. Pode ser parte de um programa de mentoria mais extenso e de sua estratégia geral de Aprendizado e Desenvolvimento .

Se você quiser saber mais sobre como desenvolver uma estratégia de T&D alinhada com sua estratégia e objetivos de negócios, confira nosso Programa de Certificado de Aprendizagem e Desenvolvimento !

Conclusão

Como profissional de RH, você pode ajudar a introduzir a micro-mentoria em sua organização e capacitar seus funcionários a encontrar oportunidades de micromentor. Pode ser um excelente caminho para seus funcionários aprenderem coisas diferentes de pessoas diferentes e para sua organização retê-los por mais tempo e preencher as lacunas de habilidades.

Assine nossa newsletter semanal para se manter atualizado com as últimas notícias, tendências e recursos de RH.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *