Já observou ao seu redor, o quanto o mundo mudou nos últimos dois anos? Acreditamos que sim, e embora estejamos ainda no meio da mudança, já temos muitos de olho no que acontecerá nos próximos anos. É por isso que neste artigo, nós vamos te apresentar as competências para o futuro profissional, e como será na área digital.
Como você deve imaginar, é impossível imaginar um futuro sem tecnologia, inclusive, quando visualizamos isto pode ser até assustador. Um exemplo simples de mudança nestes últimos anos são os avanços da fintech e a substituição de instituições financeiras físicas. E em poucos anos após as fintechs, já se fala em substituí-las por DeFi (Finanças Descentralizadas).
Mas como fica o meio profissional com este avanço? Que competências para o futuro são estas que citamos antes? Bem, não dá para ter certeza de algo tão imprevisível quanto o futuro, contudo algumas análises indicam uma grande mudança até 2025.
As competências a qual nos referimos são habilidades que caracterizam um profissional de sucesso. Assim, é importante ficar por dentro de tudo o que está sendo ou será exigido pelas empresas no futuro. De todo modo, além da mudança no profissional, o mercado também está mudando, ainda mais o digital.
A mudança é agora, você está pronto para o futuro?
Embora falemos do futuro, não dá para negar que a mudança começa no presente, assim, o mercado já está mostrando as suas transformações. Para ter noção, em julho, o número de pessoas em home office cresceu dez vezes na América Latina durante a pandemia.
Ou seja, este é um dos primeiros sinais de uma mudança no mercado de trabalho. E enquanto este foi o momento de tristeza, e perda para alguns, quem se adaptou melhor viu um momento de oportunidades. Assim, você pode ter exemplos ao teu lado de pessoas que perderam o emprego ou tiveram que atualizar o meio de trabalho.
De todo modo, é inegável que este é um momento de transição em nossa sociedade, contudo, o momento de se preparar para o futuro é agora. Vale destacar que não é a primeira vez que o mundo se depara com uma mudança como esta, a revolução industrial é um exemplo de adaptação do homem às atualizações da sociedade.
E embora as máquinas tenham substituído alguns trabalhadores, não dá para negar que elas trouxeram novos cargos e funções. Desse modo, quem teme a substituição do homem pela Inteligência Artificial ou Bot, pode ficar menos preocupado. Isso porque, se você estiver preparado, este momento será de oportunidade e não de perdas.
Uma coisa é certa afirmar, o mundo digital está complementando cada vez mais o físico. De modo que, não chegaremos a ver lojas vazias, ou lanchonetes abandonadas, mas um crescimento do trabalho remoto. E quando falamos isso, não estamos falando apenas de quem ainda precisa lidar com um patrão, equipe de trabalho, etc.
Para onde o mercado está indo
Como dissemos antes, o mercado não está migrando totalmente para internet, mas sim se expandindo. O que é uma ótima oportunidade para pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio. Facilidades como não ter que alugar um espaço, ou ferramentas para divulgações mais específicas, entre outras, são grandes chamarizes.
De todo modo, se você está começando um negócio ou quer expandir o seu, este é um ótimo momento para fazer isso. Contudo, voltando aos profissionais que precisam se atualizar para o mercado que está chegando, reunimos as competências para o futuro que te deixarão pronto para qualquer desafio!
As competências do funcionário do futuro
Uma coisa importante de se destacar é que é possível separar estas competências em dois modos: soft skill e hard skill. Assim, entendemos a primeira classe como habilidades de personalidade. Ou seja, basicamente abrange a forma que você se relaciona com as outras pessoas, e o seu próprio jeito de ser e agir.
A segunda categoria são os que nos ensinam, sejam por cursos, na escola, livros, etc. Qualquer conhecimento adquirido pela sua busca, mediante a um estudo, é considerado hard skill.
1. Competências interpessoais ou Soft Skills
Estas são competências que se enquadram entre as soft skills, tratam basicamente da maneira de se relacionar com outras pessoas no trabalho. Isso se aplica tanto a colaboradores, quanto a clientes, assim temos:
- Liderança: Esta é uma competência muito importante, mesmo que você não tenha um cargo de liderança. Isso porque, pensar como líder vai fazer você enxergar o seu trabalho de modo diferente. Assim, questões que talvez não te chamariam a atenção normalmente, podem se destacar aos seus olhos.
- Inteligência emocional: Não dá para negar que a inteligência emocional faz muita diferença no dia a dia. Inclusive, esta competência, te fará não apenas melhor no seu emprego, mas também na sua vida pessoal. O motivo é simples, você vai aprender a lidar com as emoções e sentimentos seus e de outras pessoas.
- Criatividade: Ser criativo pode te fazer enxergar oportunidades que você nem imaginava. Seja pela solução de um problema, ou uma ideia que gere mais receita, não se esqueça que o mundo precisa de novas ideias todos os dias. Então não deixe de expor suas ideias, mas claro, se elas realmente forem úteis.
- Pensamento analítico, e pensamento crítico: Por fim, ambas as formas de pensar consistem em analisar algo visando facilitar a sua compreensão, e julgar certas questões de maneira mais racional (crítica). Assim, estas são competências do futuro complementares, principalmente para quem lida com grupos e precisa transmitir mensagens entre setores diferentes.
2. Competências técnicas ou Hard Skills
Como o título revela, estas competências lidam com a maneira que você processa determinadas situações, ou age em seu dia a dia. Aqui há algumas hard skills, e soft skills fundamentais para profissionais que visam o futuro:
- Programação e interação com tecnologia: A programação é o destaque, contudo, a área de TI (Tecnologia da Informação), em geral, merece atenção. Então, se você já tem afinidade pela área, não espere mais, e comece a estudar o que chama a sua atenção. E como falamos no começo do texto, é impossível pensar em um futuro sem tecnologia. Assim, é muito importante dominar algumas ferramentas.
- Foco no cliente e habilidade de negociação: Estas duas últimas competências estão entre soft e hard skills. Isso porque o foco no cliente é um princípio que pode partir da empatia de cada, contudo, deve ser estudado e trabalhado. Por outro lado, a habilidade de negociação é essencial para qualquer profissional que lida com negociação. Afinal, o mercado está cada vez mais acirrado, não é mesmo?
Pode se considerar encaminhado para o futuro depois deste artigo, vale destacar que aqui levantamos o principal. Então, agora você precisa fazer sua parte também e aperfeiçoar essas competências para o futuro.
Até porque, muitas pessoas lerão isso, desse modo, aconselhamos que você comece já, a colocar estas competências em prática, ou ao menos conhecê-las.
Por isso, deixamos o convite para que você continue acompanhando o blog do Skills do Futuro e também siga o nosso instagram @skdofuturo.
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