As principais habilidades do futuro para profissionais

Se você não quer ficar de fora, então não deixe de conferir!

O mundo está em um processo de mudança constante, assim, novas ideias são essenciais para movimentar nossa sociedade. Contudo, isso também exige de cada um mais habilidades, e é por isso, que vamos apresentar as skills do futuro neste artigo. Sem dúvida, elas serão cada vez mais essenciais para os profissionais dos próximos anos.

Se você quer estar atualizado quando o futuro chegar, este artigo vai te guiar, como um verdadeiro mapa rumo ao progresso. Quando se fala em “habilidades do futuro“, o que vem na sua cabeça? Se for algo como teleporte, ou mecânico de carro voador, bem, não vamos tanto por esse caminho.

Quando usamos este termo, na verdade, estamos nos referindo a um mercado mais próximo do que muitos podem imaginar. Além disso, estima-se que até 2025 estas sejam habilidades fundamentais para qualquer profissional. Então se você não quer ficar para trás, não saia daí.

As mudanças ao redor do mundo e nos empregos

Segundo o Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial, 50% de todos os funcionários terão que se requalificar até 2025. Este fórum é uma organização internacional de empresas, líderes e estudiosos respeitados. Eles se reúnem para discutir o rumo do planeta, entre outras questões importantes.

Tamanha mudança é de se esperar, portanto, este é um futuro, que a pandemia da COVID-19 acelerou. Inúmeros escritórios não vão abrir a porta novamente, por exemplo, assim como muitas pessoas passaram a comprar mais pela internet. Além disso, não dá para negar que o mundo virtual também proporciona inúmeras fontes de renda.

Entre os dados levantados da última reunião do Fórum Econômico Mundial chegou-se a uma conclusão importante. Até 2025, 85 milhões de empregos terão atualizações no setor humano/máquina. Contudo, também se levantou que cerca de 97 milhões de novos empregos podem surgir na mesma janela de tempo.

O novo mercado: skills do futuro

Vale destacar que o profissional será avaliado em mais do que um nível apenas, então, essa é uma das principais mudanças. Mas como assim? Bem, se antes ter apenas um ensino superior era o suficiente para garantir determinada vaga, hoje é preciso mais, imagina amanhã. Desse modo, é comum ouvir falar em hard skills e soft skills.

Se você não sabe o que significa isso, o primeiro passo é aprimorar o seu inglês, afinal há cada vez mais demanda por profissionais bilíngues. Contudo, estamos aqui para te ajudar, então podemos definir as hard skills como as habilidades técnicas, enquanto as soft skills são as habilidades comportamentais.

As habilidades técnicas são referentes a tudo que você aprende na escola, com um livro, curso, enfim, o que é alcançado mediante seu esforço. Por outro lado, as habilidades comportamentais são referentes praticamente à sua personalidade. Assim, habilidades como atitude, iniciativa, liderança, boa relação, entre outras, são pontos que integram as skills do futuro.

As habilidades do futuro, na prática: o que você precisa

A tecnologia ganha mais espaço no mercado a cada dia que passa, e se as primeiras reações foram à automatização na indústria, estamos prestes a ver acontecer na sociedade. Isto, por si só, fará com que muitas pessoas precisem se adaptar, é como se você deixasse de trabalhar ao lado de uma máquina, para agora controlar uma frota.

Os profissionais precisam ser cada vez mais ativos, de modo que eles não esperem as questões chegarem até ele para agir. Desse modo, a busca por soft skills é um grande destaque quando o assunto é habilidade do futuro.

Como dissemos antes, as soft skills estão muito atreladas à personalidade, contudo, nunca é tarde para mudar ou aprender. Desse modo, se você acredita que não tem nenhuma dessas habilidades, é possível começar a trabalhar agora. É claro que as hard skills, serão essenciais ainda, contudo, o mercado entende que há pessoas com qualificação o suficiente, mas a demanda é por mais sensibilidade além de técnica.

1. Liderança e Criatividade

Há muito tempo as empresas destacam a importância da postura de líder, é bem provável que você tenha escutado isso. Até porque, um líder difere de um chefe, e a melhor forma de deixar claro é a seguinte: um chefe usa do poder autoritário com seus colaboradores, enquanto o líder visa tornar a relação entre ambas as partes democrática.

A criatividade é um divisor de águas para quem nasceu para o sucesso, afinal, o mundo precisa de novas ideias o tempo todo. Por esse motivo, é tão importante estar atento às oportunidades ao seu redor: principalmente os “desafios impossíveis”. Afinal, como se acha solução para o que não criaram ainda? Através da criatividade.

2. Pensamento analítico e Solução de problemas

Estas habilidades praticamente complementam a anterior, inclusive, se você reparar, verá as diferenças entre soft e hard skill. Pois, a maioria das soft skills, no final são complementares e te tornam um profissional completo. Assim, a solução de problemas, é uma habilidade aprimorada com o foco na criatividade.

Além disso, o pensamento analítico é uma das características principais de um líder. Consiste basicamente em pegar um conceito e dividi-lo em partes mais simples para entendê-lo, e se necessário, explicar para mais pessoas. Assim, o problema de comunicação que há muitas vezes entre líderes e demais profissionais é evitado.

3. Programação, uso de tecnologia e avaliação de sistemas

Esta é uma das maiores exigências em questão de hard skills, assim, é muito importante estar atento à área de TI. Principalmente porque o mundo atualmente está mais remoto, desse modo, muitas oportunidades aparecerão para os profissionais trabalharem em casa. 

Se você já for da área, pode ser uma boa ideia se especializar, contudo, se você não é, pode ser uma boa ideia migrar para TI se você estiver de olho em outra profissão. De todo modo, se hoje já é exigido o mínimo de conhecimento em informática, o futuro exigirá um pouco mais.

4. Resiliência e Inteligência emocional

Não dá para negar que as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que se adaptam a mudanças e lidam com situações complicadas de maneira inteligente. Isso completa o profissional que tem os requisitos anteriores, afinal, um líder lida de maneira sábia em suas atitudes e falas. 

A inteligência emocional é essencial para quem terá que lidar com público amplo ou enfrentar situações de estresse constantemente. Além disso, esta habilidade do futuro tem sido muito visada no presente. 

Quais as vantagens de ter essas habilidades? 

Você pode estar pensando que pode esperar o ano que vem ou até deixar para 2023 para começar a estudar e focar nessas skills, mas não é bem assim. Isso porque, como dissemos antes, o futuro é logo ali, então muitas empresas já estão em busca desses profissionais. 

A principal vantagem que você tem é o fato de estar na frente de muitos, que nem fazem ideia dessa mudança. E para aprender hoje não falta fonte, existem bons livros voltados para liderança, inteligência emocional, etc. Além, é claro, de inúmeros cursos e vídeos disponíveis e ao seu alcance. Então não deixe para depois, pois o futuro começa hoje, começa agora e só quem colhe os resultados é quem planta uma semente hoje.

Por isso, deixamos o convite que você continue acompanhando o blog do Skills do Futuro e também siga o nosso instagram @skdofuturo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *