As campanhas de marketing digital são uma das maneiras mais bem-sucedidas de alcançar clientes em potencial em escala – mas produzir uma campanha é caro e demorado, e não há garantia de que isso lhe renderá um ROI positivo.
A melhor maneira de melhorar ou aprender a alcançar, conectar e converter clientes em potencial é observar as marcas que já são bem-sucedidas e analisar o que estão fazendo.
Reunimos esta lista com 31 das campanhas de marketing digital mais dinâmicas que aumentaram o ROI da empresa e agregaram valor aos seus clientes – e explicamos por que elas funcionam.
O que é uma campanha de marketing?
Uma campanha de marketing digital é uma estratégia online com o objetivo de promover o produto ou serviço de uma empresa, aumentando o engajamento, o tráfego e as conversões.
Uma campanha de marketing é qualquer esforço para conectar sua marca com potenciais clientes. Pode ser um outdoor informando os motoristas sobre um hotel próximo ou um canal do YouTube com um influenciador discutindo um produto relevante para o público .
Algumas campanhas de marketing são mais focadas em conversões (como uma postagem no blog sobre “melhores ferramentas de edição de vídeo”), enquanto outras são mais focadas em aumentar o reconhecimento da marca (como um comercial de TV).
Então, isso nos leva à próxima pergunta….
O que é uma campanha de marketing digital eficaz?
Vamos mergulhar nos 31 exemplos de campanhas de marketing abaixo para mostrar que cada uma tem uma estrutura e um propósito únicos.
Mas de uma forma mais geral, o que deve incluir uma campanha de marketing digital?
Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao lançar sua própria campanha de marketing.
Estabeleça sua meta
Criar uma meta para gerar conversões, um post de blog, um e-book ou um vídeo que foca em um ponto de dor avançado é uma excelente solução.
Por exemplo, se o seu produto for uma alternativa ao SurferSEO, considere escrever um post como “ Alternativa ao SurferSEO ”, pois as pessoas que pesquisam por esse termo já estão cientes do problema e da solução. Eles estão literalmente prontos para comprar sua solução.
Por outro lado, se seu objetivo é gerar mais reconhecimento de marca, você pode fazer um tour de podcast ou iniciar seu próprio canal no YouTube.
Execute rapidamente
Depois de estabelecer sua meta e selecionar um formato alinhado a essas metas, execute rapidamente.
Um erro que muitos profissionais de marketing cometem é gastar muito tempo tornando-o perfeito, em vez de apenas divulgar algo. Isso diminui significativamente a produção e sacrificará o crescimento.
Por exemplo, se você estiver fazendo um vídeo e não tiver nenhum equipamento profissional, faça seus primeiros vídeos em um iPhone e depois atualize para um equipamento melhor quando souber que funciona.
Idealmente, a maioria de suas campanhas de marketing não deve levar mais de uma semana para ser executada.
Acompanhe sua campanha
Depois de executar sua campanha, meça seus resultados e veja o que funcionou melhor.
Algumas campanhas, como blogs e SEO, são lentas no início, então você terá que ser paciente com elas. No entanto, anúncios pagos, marketing de influenciadores e outras campanhas digitais que fornecem resultados rápidos lhe darão uma excelente ideia das campanhas que você deve abandonar e das campanhas que você deve dobrar (ajustar e melhorar).
Tipos de Campanha de Marketing Digital
Depois de encontrar ideias para sua estratégia de marketing, é hora de selecionar os tipos de campanhas de marketing que você vai executar.
Campanhas de marketing são séries de mensagens que giram em torno de um tópico central. Essas campanhas podem ser postagens nas mídia sociais, campanhas de marketing por e-mail, mensagens SMS, anúncios, webinários, mini-treinamento, páginas de captura, anúncios e assim por diante.
Nesta etapa, é importante ser o mais específico possível e colocar o máximo de informações que puder. O planejamento detalhado com antecedência será extremamente útil no estágio de criação posterior.
Os tipos potenciais de campanhas de marketing digital que você pode considerar incluem:
- Promoções e vendas: segmente os clientes existentes com mensagens promocionais e vendas contínuas durante períodos específicos. Você pode ampliar o impacto de suas campanhas oferecendo códigos de cupom, frete grátis etc.
- Lançamentos de produtos: Geralmente são campanhas de grande escala. Eles exigirão postagens de mídia social, e-mails, postagens em blogs e preparação em termos de desenvolvimento de produtos.
- Campanhas orientadas por conteúdo: essas campanhas são estruturadas em torno de infográficos, estudos de caso, webinars, etc. É uma boa ideia colocar conteúdo em plataformas de mídia social ou compartilhá-lo por e-mail.
- Campanhas de feriados: São campanhas muito específicas em torno de feriados maiores ou menores. Tais instâncias incluem Black Friday, Thanksgiving, Halloween, etc.
- Brindes/Concursos: Às vezes são campanhas ad hoc, mas é melhor planejá-las com antecedência. Eles têm o poder de aumentar o engajamento e trazer mais seguidores para sua marca. Inclua em seu calendário de marketing possíveis colaborações com influenciadores.
Estratégias para campanhas de marketing digital
1. Publique um blog
O blog é uma das principais maneiras de comercializar seu negócio digitalmente. Embora algumas vozes discordantes afirmem que blogar é “ uma enorme perda de tempo ”, ainda é uma jogada importante para empresas que desejam atrair clientes genuinamente interessados em seus produtos e serviços.
Por quê? Porque postagens de blog bem escritas e bem pesquisadas geralmente respondem a uma necessidade urgente de um cliente em potencial. Por exemplo, a HubSpot vende software de marketing e nossos usuários geralmente são profissionais de marketing que criam planos, campanhas e calendários editoriais para seus empregadores. Por esse motivo, os tópicos em nosso blog atendem diretamente a essas necessidades:
exemplo de estratégia de marketing digital: blogsNão blog apenas porque; blog com a intenção de resolver para o cliente. Para fazer isso de maneira eficaz, é importante entender seu público-alvo e seus pontos problemáticos . Dessa forma, você pode escrever conteúdo altamente segmentado que seja genuinamente útil para os leitores.
2. Anuncie em plataformas específicas (por exemplo, Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads).
Uma estratégia de blog orgânico é apenas uma parte da história. É tão importante implementar peças não orgânicas, como publicidade paga. Isso não apenas ajudará você a aumentar o reconhecimento da marca, mas também a alcançar públicos que ainda não conseguem encontrar sua empresa organicamente.
Esta é uma estratégia importante para implementar quando você ainda está crescendo seu blog e ainda não está obtendo tanto tráfego quanto deseja. Existem alguns tipos de publicidade que você deve considerar adicionar à sua estratégia digital:
Quase todas as plataformas têm uma opção para você anunciar – seja por meio de uma rede de exibição (como a do Google ) ou por meio de seu sistema de anúncios integrado (como o portal de publicidade de autoatendimento do Instagram, Facebook e LinkedIn).
O benefício da publicidade é que ela não depende de um conteúdo ou estratégia de SEO. Você só precisa escrever algumas linhas de texto, decidir sobre as imagens e lançar suas campanhas publicitárias. Para garantir que suas campanhas sejam um sucesso, convém criar um plano de publicidade que descreva quem você está segmentando, quais canais usará e quanto planeja gastar.
3. Ofereça recursos educacionais gratuitos
Seus esforços de marketing digital não param quando você leva as pessoas a visitar seu site ou clicar em seus anúncios. Você também precisa oferecer a eles um valor adicional em troca de seu e-mail. Embora o conteúdo fechado seja gratuito, os usuários “pagam” com suas informações de contato. Essa prática é chamada de geração de leads e é essencial se você quiser ter a oportunidade de transformar visitantes em clientes eventuais.
Para oferecer recursos gratuitos, você criaria uma página de destino que oferecesse um único recurso educacional: um e-book, um guia, um modelo ou um kit. Pense no que seus clientes precisam no dia-a-dia para realizar seu trabalho com sucesso. Crie um recurso que irá ajudá-los a fazer exatamente isso.
Siga as práticas recomendadas da página de destino para garantir que o visitante seja direcionado a baixar o recurso gratuitamente. Limite o uso de menus de navegação, remova informações irrelevantes e remova botões e links que levam para fora da página de destino. Sua única opção deve ser baixar o conteúdo educacional.
4. Motor de busca otimizar seu conteúdo digital
SEO é uma das jogadas mais importantes que você pode fazer em sua estratégia digital. Isso ajudará você a classificar palavras-chave relacionadas aos seus produtos e a obter mais olhos no conteúdo do seu blog, bem como nas suas ofertas educacionais.
Se suas páginas de produtos não estão gerando tráfego, SEO é sua melhor aposta para colocar essas páginas na frente daqueles que estão procurando por esses produtos e serviços. Para garantir que seu conteúdo envolva e converta usuários, é importante investir em uma estratégia de SEO on-page .
5. Crie um sorteio e/ou concurso online
Brindes e concursos são outra maneira de gerar reconhecimento de marca online e impulsionar sua estratégia digital. Em troca de um produto gratuito, você receberá centenas, senão milhares, de novos seguidores e leads que podem ser cultivados para se tornarem clientes.
Esse método é especialmente útil se você vender um produto de consumo ou se fornecer um serviço com entregas físicas. Por exemplo, uma marca de beleza pode optar por doar produtos de beleza, enquanto um fotógrafo pode optar por doar uma sessão de retratos gratuita. As empresas que podem não se beneficiar dessa estratégia incluem empresas ou fabricantes B2B – embora você certamente possa girá-la para atender às suas necessidades, como incluir uma caixa de produto gratuita para os primeiros clientes a se inscreverem em sua lista de e-mails. Esse é um exemplo em potencial.
6. Organize um webinar.
Se você acha que um concurso não é adequado para o seu negócio, os webinars são a próxima melhor escolha, especialmente se você for uma empresa B2B. Eles são essenciais para educar o público sobre seus produtos e serviços, além de dar aos leads interessados a oportunidade de ouvir sobre suas ofertas diretamente de um representante da empresa. Dessa forma, eles podem fazer perguntas e obter respostas em tempo real.
Vender um produto complicado? Em seguida, considere criar uma página de webinar dedicada em seu site, onde você lista os webinars futuros e anteriores. Seus clientes poderão acessar conteúdo educacional que os beneficie, e os clientes em potencial poderão aprender mais sobre seus produtos em um formato mais interativo do que uma simples postagem de blog ou estudo de caso.
7. Produza um podcast.
O marketing de áudio está em ascensão – tudo o que você precisa fazer é observar as maneiras pelas quais o Clubhouse e o Twitter Spaces se enfrentaram para ganhar participação de mercado. Embora plataformas como o Clubhouse sejam diferentes do podcasting , a ideia é a mesma: você pode educar e envolver um público enquanto ele está em movimento. Tudo o que eles precisam é de um dispositivo que reproduza áudio.
Para inspiração, confira a HubSpot Podcast Network :
exemplo de estratégia de marketing digital: rede de podcast hubspot
Podcasts podem se tornar um elemento essencial em sua estratégia digital, permitindo que você alcance pessoas em plataformas que não sejam mecanismos de busca e canais de mídia social. Além disso, é um meio muito mais natural e não planejado – embora, é claro, você deva planejar cada episódio com cuidado e garantir que esteja entregando conteúdo que realmente atenda aos seus leitores.
8. Crie uma campanha de e-mail marketing.
O email marketing é uma das estratégias digitais mais importantes que você pode implementar hoje. Ele oferece muitas oportunidades para nutrir clientes que estão altamente interessados em seus produtos. Afinal, você não estaria inscrito em um boletim informativo de uma marca que não lhe interessa, e uma empresa não deveria enviar e-mails para clientes que não se inscreveram em sua lista de e-mails. Não, a menos que queira arriscar diminuir a capacidade de entrega de e-mail .
Você pode ganhar assinantes através do seu blog, através de concursos e até mesmo através de webinars. Sempre que alguém lhe der seu e-mail – e toda vez que ele consentir em receber uma comunicação sua – você tem permissão total para direcioná-lo a uma campanha de marketing por e-mail.
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Agora é hora de reunir tudo isso para formar um documento de estratégia de marketing coeso. Seu documento de estratégia deve mapear a série de ações que você tomará para atingir seus objetivos, com base em sua pesquisa até este ponto.
Vamos discutir como nosso modelo de estratégia digital pode ajudar.
Calendário de Campanhas de Marketing Digital
Embora uma planilha possa ser um formato eficiente para mapear sua estratégia de marketing digital, essa abordagem pode rapidamente se tornar confusa e esmagadora.
Para planejar sua estratégia a longo prazo – normalmente entre seis a 12 meses, você precisa de um documento de estratégia de marketing digital confiável. Mas, por onde começar? Com nosso modelo de plano de marketing digital gratuito.
Este modelo o guiará pelo resumo e pelas iniciativas de negócios, ajudará você a criar seu mercado-alvo e as informações dos concorrentes, além de detalhar sua estratégia de marketing, incluindo seu orçamento e canais e métricas específicos.
Use este modelo de estratégia digital para criar sua estratégia e táticas anuais de marketing digital. Ao planejar esses planos anuais, você pode sobrepor quando você e sua equipe executarão cada ação. Por exemplo:
Ideias de estratégias de campanhas de marketing digital para 2023
- Em janeiro, você iniciará um blog que será atualizado continuamente uma vez por semana, durante todo o ano.
- Em março, você lançará um novo e-book, acompanhado de promoção paga.
- Em julho, você se preparará para o seu maior mês de negócios – o que você espera ter observado neste momento que influenciará o conteúdo que você produz para apoiá-lo?
- Em setembro, você se concentrará em mídia conquistada na forma de relações públicas para direcionar tráfego adicional durante a preparação.
Essa abordagem fornece um cronograma estruturado para sua atividade que ajudará a comunicar os planos entre os colegas.
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