Seja bem vindo 2025!
Independentemente de como você esta iniciando 2025, é importante definir suas metas de negócios logo no início do ano, para te manter no caminho certo e resiliente.
Aqui estão alguns itens que estão na minha checklist de janeiro e espero que também estejam na sua!
Revise seus resultados
Toda empresa precisa de metas para se manter avançando. Também é necessário medir os resultados de forma frequente e isso só é possível criando um acompanhamento contínuo dos seus resultados.
Janeiro é a hora de revisar todas as metas que você definiu no último trimestre de 2024 e ver como você se saiu. Por isso, caso ainda não tenha revisado os seus resultados de 2024, comece por ai.
Todo bom planejamento começa refletindo sobre o que aconteceu no passado, depois olhando para o seu momento atual, para então traçar um plano para o futuro. Se seus objetivos forem específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos, ficará mais fácil para você dizer se os alcançou ou não.
Olhando para os objetivos que tinha no último trimestre de 20242, pense nos resultados que você não atingiu. Ainda faz sentido colocá-los na lista para o primeiro trimestre de 2025? Se você acredita que sim, então considere quais mudanças você precisa fazer na meta ou no método para alcançá-la. Reformule a meta para torná-la alcançável e adicione-a à sua nova lista.
Definir novas metas
Pense onde você quer que sua empresa esteja daqui a três meses e pergunte a si mesma o que você precisa para chegar lá. Talvez sua equipe precise de novas habilidades – você pode conseguir isso por meio de treinamento ou contratação de um novo membro da equipe. Se você espera lançar um novo produto, o que precisa planejar e organizar ainda nesse primeiro trimestre?
Planejamento para 2025 na prática
O planejamento pode ser difícil, mas vale a pena.Se você for como eu e tiver um monte de coisas para realizar até o final do ano, o planejamento é uma ótima maneira de se organizar e se manter no caminho certo.
Aqui estão 6 tópicos que te ajudarão a planejar suas metas e objetivos para 2025:
- 1. O que você realizou e alcançou em 2024? Certifique-se de não esquecer nada!
- 2. Quais são suas metas para 2025? Elas se alinham com o que você realizou em 2024? Se não, por que não?
- 3. Como essas metas serão atingidas? Lembre-se: não se trata apenas do que você quer que aconteça – trata-se também de como isso vai acontecer!
- 4. De que recursos você precisa para atingir essas metas? Pense em quem pode ajudar (e quem pode atrapalhar) seus esforços durante este período de tempo. Para quem você precisa pedir ajuda? Quem deve estar envolvido nos processos de tomada de decisão relacionados a estes objetivos/objetivos?
- 5. Como vamos medir nosso sucesso em alcançar estes objetivos? Com que freqüência avaliaremos nosso progresso? Que métricas devem ser usadas para fins de avaliação (e por quê)?
Lista de Tarefas e Ações Práticas para quem tem uma equipe
1. Estabeleça um plano para o ano com sua equipe.
Se você tem uma equipe, trace planos em cojunto com eles. Entenda as necessidades da empresa e defina um plano de marketing ou de finanças. É importante começar o ano com o pé direito junto dos seus colaboradores. Isso manterá o fluxo de comunicação estável e garantirá que todos os funcionários estejam de acordo com os projetos e atribuições para o próximo ano e comecem a sair do modo férias e voltar a rotina produtiva.
2. Deixe sua equipe animada e inspirada sobre o próximo ano!
Deixar o casulo de liberdade feliz que foi a temporada de festas do final do ano para trás, para voltar à rotina, pode ser uma luta para muitos.
Ajude toda a sua equipe a encontrar o foco de que precisam, sendo a força motriz que os motiva – reintroduza conceitos que você discutiu colocar em prática no final do ano passado, reserve sessões individuais com as pessoas ou líderes dos departamentos para ver quais projetos eles têm planejado, fale sobre as iniciativas a serem focadas para o ano em uma reunião de grupo. Peça a opinião deles e veja o que eles gostariam de contribuir também!
4. Inspire sua equipe
Muitas pessoas voltam ao trabalho em janeiro sentindo-se um pouco deprimidas – adeus férias, olá botão de silêncio da reunião do Zoom. Motive aqueles que trabalham com você usando janeiro para estabelecer ou renovar boas relações de trabalho.
Compartilhe suas ideias com eles e traga-os para o processo de planejamento para que se sintam envolvidos e inspirados. Se os membros de sua equipe se sentirem valorizados, eles produzirão um bom trabalho e ajudarão a gerar resultados sólidos para a empresa, substituindo a tristeza pós-Natal por projetos e ideias empolgantes.
5. Faça uma oferta para seus clientes
Sua equipe não é a única que precisa de uma ajuda. Anime e apoie as metas de Ano Novo de seus clientes com uma nova oferta, oferecendo produtos ou serviços com desconto ou montando um pacote para oferecer aos clientes um negócio exclusivo.
É interessante ver como o bom atendimento ao cliente e a conscientização se traduzem no crescimento dos negócios – colocar seus clientes em primeiro lugar é um passo importante para gerar mais resultados para seus negócios.
Atividades Gerais para Janeiro
- Realizar o seu planejamento anual para 2025 (caso ainda não tenha feito).
- Para pequenas e até médias empresas, sempre vale a pena ler seu plano de negócios e projeções futuras, pois isso ajudará você a manter sua mente focada no objetivo final. Se você estiver definindo metas financeiras para os próximos 12 meses, ter em mãos um relatório do seu fluxo de caixa, lucros e perdas como ponto de referência irá te ajudar a definir metas alcançáveis.
- Revise e atualize (quando necessário) todas as políticas da sua empresa, incluindo termos e condições, política de privacidade, termos de negócios e quaisquer outras políticas que você tenha.
- Revise todos os seus produtos ou serviços e os preços – Comparado ao mercado, seus produtos ou serviços são muito baratos ou muito caros? Existem produtos que não vendem mais ou serviços que não são populares? Nesse caso, considere aumentar/diminuir os preços e descartar produtos ou serviços que não estão mais vendendo tão bem.
- Implemente sistemas para gerenciamento de tarefas – se você ainda não possui um sistema, o período mais tranquilo de janeiro é a oportunidade perfeita para implementar novos sistemas para gerenciamento de tarefas na sua empresa.
- Limpe o escritório ou sua área de trabalho, descartando e triturando papéis antigos, organizando mesas e arrumando espaços de trabalho, espaços compartilhados e despensa.
- Verifique todos os seus equipamentos e serviços de TI para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e em ordem. Faça uma “limpeza técnica” removendo programas que não estão mais em uso, atualize o Windows, antivírus e quaisquer outros programas, certifique-se de que todos os serviços de nuvem / backup estejam funcionando corretamente e limpe sua área de trabalho e arquivos.
- Se você tiver uma lista de fornecedores preferenciais de serviços que sua empresa contrata ou produtos que compra, vale a pena verificar novamente se eles ainda são os melhores fornecedores, revisar quais os valores estão sendo cobrados atualmente da sua empresa, atualizar os contatos para suporte e dados para pagamento. Se não estiver sendo vantajoso para sua empresa, ou você tiver alguma dúvida, agora é a hora de entrar em contato para negociar melhores termos ou condições, ou até mesmo pesquisar melhores opções de fornecedores para o seu negócio.
- Passe algum tempo avaliando sua concorrência – observe atentamente o que eles estão fazendo bem e veja se há maneiras de implementar estratégias semelhantes às deles nos seus negócios. Igualmente importante é olhar para o que eles não fazem tão bem em comparação com você ou sua empresa, para que você possa identificar seus principais pontos fortes de negócios. É uma regra de ouro estar sempre de olho em seus concorrentes mais próximos, para que sua empresa permaneça a mais competitivo possível em todas as áreas.
Branding e Posicionamento
- O seu site ou a sua marca precisam de uma reformulação? Se sim, comece a pensar nisso agora. Janeiro é um bom momento para fazer isso e alterar o que for necessário, realizando mudança de cores ou marca, seu logotipo ou materiais impressos.
- Você já tem fotos profissionais para o seu negócio? Fotos de você, do seu time, do espaço físico da empresa, dos seus produtos. Tudo isso faz com que você tenha disponível um material para trabalhar sua divulgação ao longo do ano, especificamente nas redes sociais. Por isso, se você ainda não tem, considere fazer um ensaio fotográfico.
Checklist Mídias Sociais
Se você tiver um perfil pessoal no LinkedIn, atualize-o para incluir novas habilidades, experiências, descrição e atualizações gerais.
Checklist SEO – otimização de mecanismo de pesquisa
- Revise as estatísticas do seu site do ano anterior e reúna os dados – quais foram seus produtos ou serviços mais vendidos? Quando são as épocas mais movimentadas do ano? O que não funcionou tão bem? Use esses dados valiosos para ajustar sua estratégia online para este ano de acordo. Discuta isso com a empresa que gerencia seu marketing online (se você estiver usando uma).
- Procure expandir seu alcance com páginas de captura de boa qualidade, segmentando novas áreas. Esta é uma tarefa para a empresa que gerencia seu marketing online (se você estiver usando uma) ou se você estiver gerenciando o site, adicione essas páginas de captura para gerar leads.
- Certifique-se de que seu site ainda esteja em conformidade com as alterações mais recentes do Algoritmo do Google. Peça à empresa que gerencia seu marketing online (se você estiver usando uma) para verificar isso ou faça essa auditoria você mesmo.
Checklist do Site
- Atualize o ano em todo o seu site.
- Revise e remova imagens ou informações sazonais, que não façam mais sentido no ano atual, como banners de promoções, textos ou eventos desatualizados.
- Releia o conteúdo e faça ajustes e as atualizações necessárias, especialmente em links quebrados.
- Revise seus formulários de captura de leads e garanta que estão funcionando apropriadamente. Caso ainda não tenha uma página de captura de leads, crie uma para começar a ter uma base de clientes em potencial para contatar.
- Pense nos posts para o seu blog para o mês, escreva e agende as postagens.
- Pense nos posts para o seu blog para o próximo mês. Apresentando uma nova linha de produtos ou serviços em janeiro? Se sim, faça um artigo sobre isso e compartilhe esse artigo nas mídias sociais.
Lembretes Mensais de Planejamento para Negócios
Essas são etapas essenciais para um bom funcionamento de qualquer negócio, então esse lembrete é para você estar sempre atenta a esses pontos:
- Definição do serviço e/ou produto;
- Definição do público-alvo;
- Estudo do mercado;
- Mapeamento dos pontos fortes e fracos;
- Metas e objetivos a curto, médio e longo prazo;
- Planejamento financeiro;
- Fundo de reserva;
- Definição do que é preciso para a empresa operar.
Esses são alguns dos aspectos principais, contudo, você pode personalizar o checklist adicionando aspectos que sejam específicos e importantes para a sua área de atuação.
Espero que o checklist para o mês de janeiro te ajude e seja valioso. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor deixe o seu comentário abaixo que farei o possível para responder.
MATERIAL EXCLUSIVO
Checklist para Negócios
Janeiro de 2025
Navegue no material interativo abaixo para ver o checklist de forma visual e estruturada.
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