Aprenda com um criador de cursos experiente as etapas práticas envolvidas na criação de um curso online mais vendido. Vou guiar por todas as etapas envolvidas e dizer exatamente o que funcionou para mim e o que não funcionou, poupando meses de tentativa e erro.
Nota: Este guia completo sobre como criar um curso online está disponível gratuitamente em PDF de 47 páginas: baixe aqui seu PDF de criação de curso gratuito .
Se você está se perguntando: como faço para criar um curso online?
Você veio ao lugar certo. 😉
Eu sou uma criadora de cursos assim como você, e vou compartilhar com você neste guia tudo o que sei sobre a criação de cursos.
Crio e vendi cursos online desde 2016 e tenho um negócio sólido de seis dígitos. Você pode ler tudo sobre minha jornada de criação de cursos aqui .
Anos atrás, deixei meu emprego como desenvolvedor de software e me concentrei totalmente em criar um negócio de cursos online do zero.
Estarei compartilhando com você todas as dicas e truques que funcionaram para mim, e todas as etapas concretas acionáveis para você tomar, para que você não tenha que cair nas mesmas armadilhas que eu.
Com o surgimento de plataformas de cursos on-line fáceis de usar e equipamentos de gravação de vídeo acessíveis, criar cursos on-line agora é mais fácil do que nunca.
Mas a questão é, como você começa?
Aposto que, com este guia, posso economizar de semanas a meses de experimentação e tentativa e erro.
Você não precisa aprender a criar um curso online da maneira mais difícil!
Leia este guia detalhado e tire suas dúvidas nos comentários.
Então, qual é a melhor maneira de criar um curso online?
Siga estes 10 passos concretos para criar um curso online de forma mais eficaz:
- Escolha o tópico certo do curso
- Escolha sua principal proposta de valor
- Valide sua ideia de curso
- Crie um esboço de curso online
- Marque sua escola online
- Grave e edite seus vídeos
- Escolha a plataforma de hospedagem de cursos online perfeita
- Crie uma página de vendas de alta conversão
- Valorize seu curso da maneira certa
- Lance e promova seu curso
Vamos mergulhar em detalhes sobre cada uma dessas etapas.
Então, sem muita enrolação, vamos direto ao assunto!Índice
- Em poucas palavras
- Etapa 1: escolha o tópico certo do curso
- Etapa 2: escolha sua principal proposta de valor
- Etapa 3: valide sua ideia de curso
- Etapa 4: crie seu esboço do curso
- Etapa 5: marque sua escola on-line
- Passo 6: Grave e edite seus vídeos
- Etapa 7: escolha a plataforma de hospedagem de cursos online perfeita
- Etapa 8: crie uma página de vendas do curso de alta conversão
- Etapa 9: precifique seu curso on-line
- Etapa 10: inicie e promova seu curso
- Conclusões e Recomendações Finais
Você também pode conferir todos os guias gratuitos disponíveis aqui na Course Creator Academy clicando no link Academy na barra de menu superior.
Se você deseja aprender a vender cursos online, o seguimento natural deste artigo é:
Como vender cursos online? O guia definitivo
Em poucas palavras
Aqui está um rápido resumo visual de como criar um curso de treinamento online:

Link do infográfico
Se você quiser usar esta imagem e exibi-la em algum lugar como em um blog, você pode. Você pode encontrar o link da imagem aqui – infográfico de criação de cursos .
E agora, vamos entrar em todos os detalhes minuciosos! 😉

Etapa 1: escolha o tópico certo do curso
Este é o primeiro e mais importante passo de todo o processo.
Porque se você escolher o tópico errado, nada, e eu quero dizer absolutamente nada que você fizer depois, pode compensar isso.
Não importa se você tem o curso mais bem gravado ou se tem o melhor marketing de curso do mundo.
Nada pode compensar a escolha errada do tema do curso.
Portanto, a melhor maneira de escolher o tópico certo do curso é encontrar um equilíbrio entre o que você ama e o que você é bom e cruzar isso com os tópicos que as pessoas querem pagar para aprender.
Você precisa ter certeza de alguma forma que o tópico é de fato comercialmente viável.
Mas você também vai passar semanas ou até meses gravando seu curso online, então você deve escolher um tópico pelo qual seja apaixonado.
Como você pode encontrar um tópico de curso online lucrativo?
O maior perigo de escolher um tópico baseado apenas no que você gosta e está interessado é que existe um grande risco de que seu tópico seja muito nicho.
Pode não haver pessoas suficientes interessadas em um curso sobre ele, então você precisa verificar se esse é o caso ou não.
As 3 maneiras práticas de medir a demanda do mercado para o tópico do seu curso são:
- Resultados de pesquisa do Google
- Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
- Feedback de fóruns ou comunidades online
Como pesquisar tópicos de cursos on-line no Google
Se você olhar de perto, o mecanismo de busca do google lhe dará muitas informações sobre a viabilidade comercial do seu tópico.
Digite seu tópico de interesse e procure a seção “Pessoas também perguntaram” e “Pesquisas relacionadas” dos resultados da pesquisa.
Lembre-se de mudar seu navegador para o modo ” Incógnito ” para ocultar todas as suas informações do Google e garantir que o mecanismo de pesquisa não forneça resultados personalizados com base em seu histórico de pesquisa anterior.
Agora dê uma olhada nos resultados que você obteve. Tem alguma coisa relevante aí?
Se sim, significa que mais pessoas estão procurando a mesma coisa, então é um bom sinal.
Mas talvez os resultados que você obteve sejam para sites com muito pouco tráfego.
Para verificar isso, pegue alguns dos sites nesses resultados de pesquisa e execute-os por meio de uma ferramenta de SEO gratuita como o Ubersuggest e observe as estimativas de tráfego para os principais sites do seu tópico.
Verifique essas estimativas, esses sites são comercialmente viáveis?
Eles devem ter uma estimativa de vários milhares de visualizações de página por dia, para que seja o caso.
Você também pode digitar seu tópico no Google Trends, ou até mesmo no Google Keyword Planner.
Esta última ferramenta lhe dará estimativas de palavras-chave diretamente do Google .
Usando essas ferramentas de análise gratuitas, você já deve ter uma boa ideia se as pessoas desejam comprar um curso sobre o seu tópico ou não.
Então o que vem depois?
Onde encontrar feedback para suas ideias de cursos?
Para encontrar uma ideia de curso, não confie apenas nas ferramentas de análise.
Vá lá e encontre seus alunos ideais e pergunte o que eles acham da sua ideia de curso.
Você pode encontrá-los em comunidades como Quora e Reddit, ou até mesmo Grupos do Facebook ou Grupos do Linkedin.
Procure grupos e comunidades online relacionados ao seu tópico e verifique a contagem de visualizações, votos positivos e outras métricas de engajamento.
Acima de tudo, pergunte às pessoas nesses fóruns o que elas acham da sua ideia de curso.
Se você cruzar o feedback que recebe de seus alunos ideais com as métricas que obtém de sua análise de pesquisa, obterá uma imagem clara informando se o tópico do seu curso é viável ou não.
Se você quiser entender todo esse processo de seleção de tópicos com muito mais detalhes, confira este passo a passo completo que escrevi em Como Escolher um Tópico de Curso Online (que Vende) .
Então agora você escolheu o tópico do curso certo para você.
Mas a questão agora é, antes mesmo de começar a gravar uma única aula: como você vai convencer seus futuros alunos a comprá-la?

Etapa 2: escolha sua principal proposta de valor
Depois de escolher seu tópico, você pode ficar tentado a começar a gravar seu curso.
Não faça isso. Pelo menos, ainda não . 😉
Eu acho que essa etapa é absolutamente crítica, mas a maioria dos criadores de cursos ignora isso e geralmente paga as consequências de longo prazo por isso.
Agora que você descobriu o tópico do seu curso online, é hora de decidir sobre sua proposta de valor.
E você entenderá rapidamente por que deve determinar isso antes de gravar o curso.
Sua proposta de valor significa simplesmente o valor que você está propondo entregar aos seus alunos depois que eles concluírem seu curso.
Pode ser algo assim:
- “Vou ajudar os desenvolvedores de software profissionais a aprender tudo o que precisam saber sobre Javascript para serem aprovados na maioria das entrevistas de emprego”
- “Ajudo homens acima dos 40 com sobrepeso a voltarem à forma”
- “Após concluir este curso, você será capaz de construir um site completo com Python”
Por que determinar a proposta de valor do curso antecipadamente?
Porque a sua proposta de valor vai te ajudar muito a determinar o conteúdo principal que você vai incluir no seu curso, além de servir de base para toda a sua mensagem de marketing.
Também importante, determinar sua proposta de valor o ajudará a determinar o que excluir do curso.
Por exemplo, se você planeja ajudar estudantes de Yoga experientes a levar seu Yoga para o próximo nível, provavelmente desejará excluir qualquer material destinado a iniciantes completos e se concentrar diretamente nas coisas avançadas.
Conhecer a proposta de valor antecipadamente o ajudará a determinar não apenas a estrutura do curso, mas também a elaborar toda a sua mensagem de marketing.
Como determinar sua proposta de valor?
Aqui está um método simples, basta completar a seguinte frase:”
Após concluir este curso, você será capaz de…”
Com a ideia do curso e a proposta de valor em vigor, agora é hora da próxima etapa de todo o processo – a fase de validação.

Etapa 3: valide sua ideia de curso
Você não gostaria de passar semanas e meses criando um curso online que as pessoas não vão comprar no final, certo?
Portanto, você precisa ter certeza de que há um número suficiente de pessoas realmente interessadas em seu curso.
Isso significa que você precisa validar sua ideia de curso real e perceber que isso é diferente do que você fez na Etapa 1.
Lá você verificou se há interesse suficiente no tema em si , mas agora você vai validar diretamente sua ideia de curso e sua proposta de valor.
Você quer validar toda a sua mensagem de marketing em torno do seu curso, para ver se ela se encaixa com seu público.
Como você consegue isso?
Existem algumas maneiras:
- pré-venda do seu curso
- pedindo feedback em comunidades online
Uma das melhores maneiras de validar seu curso é pré-venda para seu público-alvo.
Por exemplo, eu sistematicamente pré-venda todos os meus cursos, disponibilizando-os no início do processo de gravação.
Então, o que significa pré-venda de cursos, como isso funciona?
Isso significa que você estará vendendo seu curso antes mesmo de criá-lo. Você não apenas gerará receita inicial para o seu negócio, mas também receberá feedback instantâneo de seus futuros alunos.
Como você pré-venda um curso online?
Primeiro, crie o título do seu curso online, incluindo sua proposta de valor, o que os alunos devem esperar, o cronograma do curso e o preço.
Em seguida, crie sua página de pré-lançamento e configure-a em uma plataforma de hospedagem de cursos online.
Se você nunca criou uma página de vendas de cursos, confira este guia que escrevi em Como criar a página de vendas de cursos online perfeita .
Lembre-se de deixar claro em seu site que é uma pré-venda.
Palavras como “Em breve” ou “Lançamento antecipado” transmitirão essa mensagem.
O objetivo da pré-venda é validar se as pessoas estão realmente dispostas a pagar pelo seu curso e verificar se sua proposta de valor e sua mensagem de marketing ressoam com elas ou não.
Dependendo do tamanho do seu público, apenas um punhado de vendas já pode ser um bom sinal de que sua ideia é boa e vale a pena prosseguir.
Se a pré-venda não for uma opção para você, pelo menos poste a ideia em fóruns online e tente obter o máximo de feedback possível.

Etapa 4: crie seu esboço do curso
Antes de ir direto para a criação de um curso online e gravar as aulas, é importante dedicar algum tempo para pensar sobre a estrutura exata do seu curso.
A essência de criar um esboço de curso é deixar claro qual conteúdo seu curso inclui, garantindo que você não perca nada, ou pior ainda, adicione algo desnecessário.
Então, como você cria o esboço do seu curso online?
O esboço é apenas um resumo do conteúdo do seu curso.
Para acertar isso, pergunte a si mesmo: ” Quais habilidades ou conhecimentos meus alunos terão no final do seu curso? “
Em seguida , divida seu objetivo final geral em etapas menores – Módulos, Capítulos e Lições.
Tenha em mente que você não precisa de ferramentas caras ou complicadas para criar um esboço do curso.
Ferramentas simples, como o Google Docs ou planilhas do Excel, são ótimas para criar um esboço.
Em poucas palavras, o objetivo do esboço é decidir quais são as etapas exatas que você pedirá aos alunos para levá-los ao resultado desejado – sua proposta de valor.
Com o esboço fora do seu caminho, agora como você garante que seu curso se destaque de seus concorrentes?

Etapa 5: marque sua escola on-line
Existem muitos criadores de cursos e escolas on-line por aí, então, você quer ter certeza de que se destaca da multidão.
E a melhor maneira de conseguir isso é criar uma marca distinta em torno de seus cursos.
Uma marca não apenas torna seus cursos fáceis de reconhecer, mas também adiciona mais profissionalismo e personalidade à sua escola online.
Esta etapa é necessária antes de gravar e editar os vídeos do seu curso, pois você precisará incluir seu logotipo, banner e até mesmo seu domínio em seus vídeos.
Você também precisará dele ao projetar o site do seu curso e para o seu marketing.
Mas, qual é a melhor maneira de divulgar seu curso online ?
Comece escolhendo as cores da sua marca . Essas são as cores proeminentes que aparecerão em seu site.
As cores da sua marca dependem dos cursos que você está ministrando e de como você deseja que seus alunos se sintam quando visitarem seu site.
Você gostaria de escolher apenas duas cores – cor primária e cor de destaque . Embora a cor primária seja a mais proeminente, a cor de destaque destacará principalmente certos botões ou elementos no site.
Além disso, você deve criar um banner e um logotipo bem projetados. Você não precisa se projetar, você pode fazer isso para você usando serviços online populares como o Fiverr.
O próximo passo na construção de uma marca é escolher um nome de domínio. Tem que ser simples, claro, ter as extensões certas como .com ou .org, e acima de tudo ser fácil de lembrar.
Depois de ter seu domínio, as plataformas de hospedagem de cursos, como onlinecoursehost.com , têm todas as ferramentas necessárias para criar um site personalizado totalmente personalizado.
Esse tipo de software facilita a personalização do site do seu curso, mesmo que você não tenha habilidades técnicas ou de design.
Se você quiser saber mais detalhadamente como criar uma marca de curso, confira este guia detalhado que escrevi: Crie uma marca poderosa para seus cursos online (em 5 etapas).
OK, então agora você tem tudo no lugar. Você tem uma ideia validada, um esboço e os elementos de marca de que precisa.
Então o que vem depois?

Passo 6: Grave e edite seus vídeos
Enfim, a parte divertida! 😉
Espero que agora você entenda por que não recomendo começar direto com esta etapa.
É porque o risco de acabar com um curso que ninguém quer é muito grande se você não seguir todos os passos anteriores que abordei.
Então, como você grava um curso online?
Existem diferentes maneiras de gravar seus vídeos de cursos online.
Você pode ficar na frente da câmera, assim como no ensino tradicional em sala de aula, mas a diferença aqui é que você está pré-gravando tudo, para que possa fazer quantas tomadas precisar para acertar.
Você também pode optar por aulas de texto, vídeos animados, gravações de screencast ou slides.
Os métodos de entrega do seu curso dependerão muito do tópico que você está ensinando.
Por exemplo, se você estiver fazendo uma aula de Yoga ou qualquer outro tipo de aula que exija uma demonstração ao vivo, você precisa entrar na câmera, falar com seus alunos e demonstrar alguns exercícios.
Por outro lado, se o seu curso envolve tutoriais passo a passo sobre tópicos como desenvolvimento de software, design gráfico, edição de vídeo, fotografia ou qualquer outra coisa feita com um computador, você pode considerar gravações de screencast.
Se você puder escolher, a maneira mais fácil e eficiente de criar um curso é, de longe, por meio de gravações de screencast .
É isso que eu uso para criar meus cursos de programação, e é super fácil de fazer.
Mas é claro que seus alunos geralmente querem ver o rosto por trás dos cursos.
Nesse caso, você também pode se filmar nas fases introdutória e de conclusão do seu curso, para adicionar um pouco mais de personalidade e branding aos seus cursos.
Isso ajuda seus alunos a se conectarem melhor com você e ainda mantém o curso fácil de produzir.
Quais equipamentos você precisa para criar cursos online?
Dependendo do seu tipo de curso, você pode precisar apenas de uma quantidade surpreendentemente baixa de equipamentos.
Para suas necessidades de áudio, é essencial que você tenha um bom microfone .
Não precisa ser caro, mas você não quer confiar no microfone embutido em seu telefone ou computador, pois eles não fazem o trabalho.
Seus alunos podem perdoar a qualidade do seu vídeo, mas ninguém tolera áudio ruim.
O áudio ruim apenas torna o curso impossível de assistir e é um fator decisivo para a maioria das pessoas.
Mas além do microfone, talvez você nem precise de mais nada! A câmera do telefone ou a webcam embutida do computador provavelmente são mais do que suficientes.
Alguns equipamentos extras ainda podem ser úteis, como por exemplo um filtro pop, um pedestal de microfone, uma tela verde e alguma iluminação.
Se você quiser saber mais detalhadamente sobre alguns dos extras de equipamentos que ainda pode precisar, confira estes guias detalhados que escrevi:
Como editar vídeos de cursos online?
Depois de gravar seus vídeos, você pode continuar a editá-los.
Vale a pena conferir ferramentas de edição de vídeo como Adobe Premiere Pro, Camtasia, Movavi, Final Cut e DaVinci Resolve.
Minha ferramenta de edição de vídeo favorita é o Screenflow , que uso para gravar e editar todos os meus vídeos.
Outra coisa que você pode fazer em seus cursos são algumas gravações em tela verde, onde você se insere no meio da gravação, deixando seus vídeos muito mais polidos e profissionais.
Se você quiser aprender em detalhes como gravar e editar vídeos usando o Screenflow e como usar uma tela verde para gravar cursos, confira estes tutoriais detalhados que escrevi:
- Como gravar e editar seu primeiro curso online
- Tutorial de tela verde: melhore a marca de seus cursos on-line
Alternativamente, você também pode terceirizar todas as suas tarefas de edição de vídeo, que é o que eu prefiro fazer hoje em dia.
Eu conto em detalhes como terceirizar muitas de suas tarefas neste artigo: Como Contratar uma Equipe de Curso Online (Editor de Vídeo, Assistente, Designer)
Depois de ter seus vídeos gravados e editados, agora tudo que você precisa é de um site para vendê-los.

Etapa 7: escolha a plataforma de hospedagem de cursos online perfeita
Finalmente, seu curso está pronto e é hora de criar o site do seu curso e começar a fazer suas primeiras vendas.
Existem três formas de fazer isso:
- Self Hosting: Trata-se de construir um site do zero, especialmente com WordPress, e usar os plugins para gerenciar seus cursos. Aqui você tem controle total sobre sua escola online, mas, ao mesmo tempo, está assumindo muitas responsabilidades técnicas, como atualizações de software, escolha e configuração de plugins, correção de problemas etc.
- Publicação em marketplaces online: aqui, você publica seu curso em plataformas populares como Skillshare e Udemy, que não apenas têm um público pré-construído, mas também lidam com parte do marketing do seu curso. No entanto, eles recebem uma grande comissão. Muitas vezes você não pode escolher seu curso e tem controle limitado sobre sua marca e sem acesso direto aos e-mails de seus alunos.
- Use plataformas de hospedagem de cursos on-line : essa opção é semelhante à auto-hospedagem, mas a diferença aqui é que essas plataformas removem todas as dores de cabeça técnicas que acompanham a configuração de um site. Tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar alguns recursos e pronto! Seu site está pronto. Você também tem controle total de sua escola on-line, desde preços até marketing e branding, e pode criar sua lista de e-mail. Mais ainda, você obtém o valor total de cada venda.
Então, qual plataforma de hospedagem é melhor para publicar seus cursos online?
OnlineCourseHost.com é uma plataforma fácil de usar que permite que você configure sua escola de curso online, marca e comercialize seus cursos online, mesmo que você não seja experiente em tecnologia, desenvolvedor ou designer.
Você também tem controle total sobre sua marca, incluindo cores, banner e logotipo, e pode definir o preço do seu curso e escolher um modelo de negócios adequado, seja vendas únicas, cupons de desconto, assinaturas ou planos vitalícios.
No geral, a plataforma é muito mais acessível do que qualquer outra equivalente e não reduz a receita do seu curso.
Você pode acessar seus fundos e retirá-los a qualquer momento.
Depois de escolher uma plataforma de cursos online, agora você precisa criar uma página de vendas de cursos eficaz.

Etapa 8: crie uma página de vendas do curso de alta conversão
Agora é hora de criar e projetar sua página de vendas, também conhecida como página de vendas do curso ou página de destino do curso .
Esta página descreve seu curso, mas vai muito além para persuadir seus futuros alunos a comprá-lo.
Não posso enfatizar o suficiente a importância de uma página de vendas de cursos. Não importa o quão incrível seja seu curso online, ele simplesmente não venderá bem sem ele.
Por que a página de vendas do curso é tão importante?
Para entender isso, imagine criar o vídeo do YouTube mais incrível e bem produzido possível e, em seguida, dar a ele um título e uma miniatura horríveis.
O que aconteceria?
É simples, dificilmente alguém vai assistir!
E isso porque a taxa de conversão do vídeo (a quantidade de pessoas que clicam no vídeo) é determinada exclusivamente pelo vídeo e pela miniatura, e não pelo seu conteúdo.
E a página de vendas do seu curso é para o seu curso o que um título e uma miniatura são para um vídeo do YouTube.
Não cometa erros:
A taxa de conversão do seu curso é determinada principalmente pela sua página de vendas do curso.
É claro que outros fatores também entram em vigor para determinar a taxa de conversão, como o quanto seus alunos sabem sobre você e seus cursos antes de chegar à página, o quanto eles confiam em você etc.
Mas fora isso, a taxa de conversão é determinada principalmente pela mensagem de marketing que você coloca em sua página de vendas, e não muito mais.
Portanto, sua página de vendas precisa capturar a atenção do seu aluno e obrigá-lo a comprar o curso.
Como criar uma página de vendas de cursos incrível?
Em vez de contratar um redator para escrever o conteúdo da página de destino para você, você deve fazer isso sozinho, porque ninguém mais entende seu público-alvo melhor do que você.
Experimente e aprenda algumas técnicas de copywriting muito simples, mas eficazes, e use-as para escrever sua página de destino.
Comece criando uma miniatura atraente. E você não precisa projetá-lo sozinho.
Aqui está um guia que escrevi mostrando como obter uma ótima miniatura de curso – Como criar uma miniatura de curso online (para aumentar as conversões) .
Além da miniatura, você também precisa escrever um título atraente e uma descrição do curso.
Eu ensino aqui algumas técnicas simples para criar títulos de curso eficazes: Como escrever um título de curso online matador.
Vá além e liste os principais recursos e benefícios do seu curso online. Isso ajuda a aumentar o desejo de seus alunos de fazer o seu curso. Aqui está uma amostra:

Você também deve anexar todas as críticas positivas que recebeu no passado. Isso aumenta a credibilidade do seu curso e aumenta sua taxa de conversão.
Tenha uma seção de perguntas frequentes que apenas responda às perguntas que você acha que seus futuros alunos podem ter e uma “Bio” no final da sua página .
Seus alunos gostariam de conhecer a pessoa por trás do curso. Também é uma ótima maneira de estabelecer sua autoridade e credibilidade como criador do curso.
Para arredondar sua página de vendas do curso, defina o preço do curso e adicione um botão de chamada para ação que direcionará seus leitores a comprar seu curso online.
Acho que tenho nesta seção os pontos mais importantes sobre como criar uma página de vendas de cursos, mas se você quiser um guia bem detalhado, confira este guia que escrevi: Como criar a página de vendas de cursos online perfeita.
Um dos aspectos mais importantes da página de vendas do seu curso, que eu acho que você não pode errar é o preço do curso.

Etapa 9: precifique seu curso on-line
A escolha de seu preço e seu modelo de cobrança desempenham um papel importante na decisão se seu curso será um sucesso ou um fracasso.
Você não gostaria de se vender a descoberto, mas, ao mesmo tempo, deve ter cuidado para não exagerar no preço do curso.
Então, como você consegue um equilíbrio?
Antes de decidir sobre o preço do seu curso, você deve primeiro realizar uma pesquisa competitiva e descobrir o que outros criadores de cursos em seu nicho estão cobrando por seus cursos.
Você deve prestar atenção às suas opções de preços e ver o que funciona para eles, especialmente os concorrentes mais estabelecidos.
Se você não tiver certeza de onde encontrar criadores em seu nicho, confira mercados como Udemy ou Skillshare.
Entenda seu público-alvo para conhecer sua capacidade financeira e se eles são muito sensíveis ao preço ou estão dispostos a pagar um pouco mais pelo preço do curso exigido.
Além disso, você deve considerar o tipo de curso – é um hobby ou uma habilidade profissional?
Decida em uma faixa de bola para o preço: está abaixo de US $ 50, entre US $ 50 ou US $ 100, ou está na faixa de US $ 200 a US $ 500, ou mesmo acima?
Depois de ter uma faixa de preço em mente, você pode escolher o preço exato usando alguns princípios simples de preços psicológicos.
Alguns ótimos preços para escolher são: $ 9,99 na extremidade inferior, $ 49, $ 89, $ 99 na faixa intermediária e $ 199, $ 399 ou $ 499 na extremidade superior.
Se você quiser aprender alguns truques legais para ajudá-lo a escolher um ótimo preço, confira este guia detalhado que escrevi – Guia de preços de cursos on-line (7 melhores dicas baseadas em ciência) .
Além do preço, você também deve escolher o melhor modelo de cobrança para o seu curso .
Você pode optar por um preço único, onde os alunos fazem uma única compra do seu curso.
Ou você pode manter um preço recorrente em que seus alunos pagarão mensalmente, trimestralmente ou anualmente.
A última opção é o preço do pacote que funciona perfeitamente se você tiver mais de um curso. Você pode decidir agrupar todos os seus cursos e vendê-los por uma única compra com desconto.
Essa opção funciona muito bem, pois combina a alta taxa de conversão de uma compra única com o preço mais alto de um pacote de cursos.
Lembre-se de que você não precisa se comprometer com apenas um modelo ou opção de preços.
Seu curso pode ter diferentes opções de preços, pois diferentes pessoas estão interessadas em diferentes tipos de ofertas.
Lembre-se de que experimentar diferentes preços e modelos de preços só é realmente possível se você estiver hospedando seu curso em seu próprio site, pois a maioria das plataformas não permitirá que você altere o preço do curso ou mude o modelo de negócios.
Se você quiser aprender muito mais sobre os vários modelos de negócios diferentes que você tem disponíveis, confira este guia detalhado que escrevi:
Como vender cursos online? O guia definitivo .
Agora, finalmente chegou a hora de lançar seu curso e promovê-lo!

Etapa 10: inicie e promova seu curso
Finalmente, chegou o grande dia, que você esperava há meses. 😉
Primeiro, você deve definir uma data de lançamento . Pode ser um mês ou algumas semanas depois de concluir seu curso. Envie um boletim informativo por e-mail para sua lista de contatos anunciando esta data.
Este também é o ponto em que você pode alavancar suas contas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter.
Você também pode criar postagens de imagem de mídia social com os detalhes do seu curso, incluindo o preço e a data de lançamento.
E se puder, inclua um cronômetro de contagem regressiva!
Eles incutem um senso de urgência e dão aos seus alunos motivos para comprar seu curso agora mesmo .
Você pode oferecer descontos antecipados ou abrir uma janela de lançamento.
Lembre-se, a promoção do seu curso online nunca será uma coisa única.
Você precisará acompanhá-lo semanas e meses depois de ter lançado seu curso.
E, na verdade, a melhor maneira de promover seu curso é, de longe, ter um público pré-existente.
As formas mais eficazes de construir um público do zero e promover seu curso online são :
- Escreva conteúdo de alta qualidade, na forma de um blog
- Carregar vídeos instrutivos do YouTube
- Marketing de email
Eu recomendei combinar todas essas estratégias, é o que eu faço pessoalmente.
No entanto, acho que escrever e publicar postagens de blog de alta qualidade é a melhor maneira de promover seu curso online.
Depois de dedicar tempo suficiente para criar uma postagem de blog com um formulário de marketing por e-mail para coletar os e-mails de seus alunos, essa postagem trará tráfego de mecanismo de pesquisa altamente segmentado, sem a necessidade de sua intervenção constante.
Você também pode adicionar links para seus cursos no corpo do post e obter vendas diretas.
Outra estratégia para promover seu curso online é responder perguntas relevantes no Quora com seus posts. Os visitantes que você está atraindo da plataforma para o seu blog podem se transformar em alunos em potencial.
Você pode ler mais sobre como faço meu marketing (incluindo email marketing) nos seguintes guias detalhados:
- Como Criar um Curso Online Gratuito (Guia Completo)
- Como Promover Seu Curso Online: Guia Completo
- Qual é a melhor isca digital para seus cursos online?
- E-mail marketing eficaz para criadores de cursos online
Conclusões e Recomendações Finais
Até agora, você deve ter uma ideia geral de como criar um curso online que venda.
Como você pode ver, criar um curso online requer muito trabalho.
Além de ser apenas um especialista em seu campo, você também precisa ser um criador de conteúdo e um profissional de marketing digital.
Pode parecer muito, mas uma vez que você começar, vá passo a passo, sem pressa ou pensando no produto final, você vai ficar bem.
Essas etapas funcionaram para mim e, no momento, a criação de cursos on-line é meu trabalho, juntamente com a execução do onlinecoursehost.com .
Espero que este guia tenha respondido a maioria de suas perguntas sobre como criar um curso online. Mas se você ainda tiver dúvidas, deixe-me saber nos comentários abaixo.
Então, o que vem a seguir?
Os criadores de cursos mais bem-sucedidos têm uma coisa em comum: eles hospedam seus cursos em plataformas de cursos online.
Dessa forma, eles têm controle total sobre sua marca, preços e marketing.
No entanto, o problema para muitos criadores de cursos, especialmente iniciantes, é que eles não têm receita suficiente para se inscrever em algumas dessas plataformas, pois podem ser bastante caras.
Então eles vão para o caminho de publicar apenas em marketplaces, o que na minha experiência é um grande erro, já que a maior parte da minha receita é feita no meu próprio site.
Então, como você pode criar seus cursos, marcar sua empresa, comercializar e gerar receita suficiente sem ser prejudicado por grandes despesas de hospedagem?
Como também já estive lá, sei como é ter que criar um curso online e aumentar o público do zero com um orçamento limitado.
É por isso que criei o OnlineCourseHost.com, a plataforma de hospedagem de cursos mais fácil e acessível que você pode encontrar na web.
A plataforma é super fácil de usar e tem tudo que você precisa para criar e vender um curso online. Você pode criar cursos ilimitados, ter quantos alunos quiser, integrar Facebook Ads, personalizar sua página inicial, distribuir cupons de desconto, enviar newsletters por e-mail e muito mais.
O melhor de tudo é que você não precisa dar à plataforma um corte de sua receita, pois não há taxas de transação .
Você pode ler mais sobre os recursos da plataforma aqui .
Mas mais do que uma plataforma, queremos dar a você todas as informações que você precisa para crescer com sucesso o seu negócio de cursos online.
É por isso que criamos a Course Creator Academy, onde você pode encontrar tudo o que precisa para se tornar um criador de cursos online de sucesso em um só lugar gratuitamente.
Para ser notificado quando novos conteúdos estiverem disponíveis aqui na Academia, você pode assinar aqui nossa newsletter semanal:
Academia de criadores de cursos
Aprenda (de graça) tudo o que você precisa saber para se tornar um criador de cursos online de sucesso.Entrar
Se você deseja fazer alguma pergunta sobre a criação de cursos on-line, pode entrar em contato comigo aqui no meu grupo do Facebook:
Junte-se ao grupo do Facebook da Course Creator Academy
Pronto para aprender como lançar seu primeiro curso no OnlineCourseHost.com? Aqui estão os guias úteis para você conferir:
- Como criar um curso online (em 15 etapas super-práticas)
- Como escolher um tópico de curso online que vende
- Como gravar e editar seu primeiro curso online
- Equipamento de Curso Online Acessível – Guia Prático Completo
- Como Contratar uma Equipe de Cursos Online
- A lista de verificação definitiva para o lançamento do curso online
- Como criar a página de vendas do curso online perfeita
- Crie uma marca poderosa para seus cursos online (em 5 etapas)
- Como vender cursos online? O guia definitivo
- Como Promover Seu Curso Online – Guia Completo
- Melhores plataformas de cursos online (Guia definitivo)
Espero que você tenha achado este post sobre criação de cursos on-line útil, deixe-me saber nos comentários abaixo quais outros tópicos você gostaria que eu abordasse ou alguma dúvida que você tenha?
Obrigado por ler… e aproveite o processo de criação do curso! 😉
Deixe um comentário