Saber precificar seu curso online é um desafio muito comum, mas muitas vezes um grande desafio para os criadores de conteúdo. Entender como vender cursos online e colocar um preço no seu conhecimento não precisa ser intimidante.
Ao valorizar a si mesmo, seu curso e o trabalho que você colocou na criação do curso, você poderá chegar a um preço justo pelo qual seu público estará mais do que disposto a pagar.
Então, exatamente quanto você deve cobrar? Criamos um guia de três etapas para preços de cursos online para te ajudar a descobrir.
Etapa 1: Repense sua estratégia de preços
Faça o seu preço base mais alto do que você pensa. Vamos apenas explicar: considere o preço de seu curso online em um mínimo de $ 100. Como você validou sua ideia, conquistou um público e desenvolveu seu curso , você já sabe que ele é valioso. Um bom preço de base para um curso é de $ 100, se não mais.
Então, por que ter um preço básico de pelo menos US$ 100?
- Todos os tópicos valem a pena para alguém. Não desacredite o desejo dos alunos de aprender – qualquer coisa. Da escrita à mão ao voo de drone e à programação, há cursos para todos os gostos . Se um público realmente quer aprender alguma coisa, eles estarão dispostos a pagar.
- Há um problema e você é a solução. Simplificando: um curso online fornece um atalho para um resultado . Sem o seu curso, seu público pode gastar dez vezes mais tempo vasculhando as informações por conta própria.
- A perspectiva é o seu ponto de venda. Mesmo que outra pessoa esteja ensinando o mesmo tópico do curso, você ainda pode ter sucesso destacando o que torna seu curso único. Destaque sua perspectiva e use-a como um ponto de venda . Mais importante, não tenha medo de precificar de acordo.
- Os alunos têm fé em você. (Nós também.) Aqueles que estão apenas alguns passos à frente de seus alunos tendem a ser professores mais eficazes, pois podem identificar e relacionar mais facilmente os pontos de dor dos alunos. Os “especialistas” ou “profissionais” tradicionais podem não oferecer a solução mais simplificada para os problemas de seus alunos como você pode oferecer.
- As pessoas vão pagar (se o seu curso for bom). Se você estiver lançando seu produto em sua lista de e-mails , aqueça seu público alguns meses antes. Aqueles que já conhecem o valor do seu conhecimento estarão muito mais propensos a gastar dinheiro com você. Além disso, ao contrário de blogs e mídias sociais, os cursos online fornecem conteúdo valioso. A exclusividade do que você está ensinando inerentemente torna seu curso valioso.

Preços de cursos online
Com preços premium, o seu faturamento e lucro são muito maior. Você acreditaria em nós se disséssemos que é tão simples quanto: Cobrar menos significa que você ganha menos dinheiro.
É normal se preocupar em assustar clientes em potencial com um preço alto, mas ter uma estratégia de preços baixos pode ser perigoso nos negócios, pois pode não refletir com precisão o trabalho que os criadores de conteúdo colocam em suas ofertas . Além disso, se o preço for muito baixo, os alunos podem não apreciá-lo tanto ou ficar tão motivados a segui-lo.
Além das despesas gerais necessárias para criar o curso, como equipamentos de produção de vídeo, você também pode levar em consideração outros custos, como o tempo gasto na criação do curso, quanto cobraria de um cliente pelo tempo dedicado, quanto você investiu para aprender as informações que está ensinando, etc.
Seu tempo e experiência são valiosos. Embora haja uma tonelada de informações gratuitas disponíveis, não subestime o valor das informações que você seleciona, organiza e empacota para seus alunos. Isso economizará tempo e energia e facilitará suas vidas a longo prazo.
Pode ser difícil medir o verdadeiro valor do seu curso , que se confunde facilmente com ganhos financeiros. Ao considerar o que torna sua ideia ou oferta valiosa para os outros, vá além do que você está vendendo e considere por que você está vendendo.
- O que torna sua abordagem única?
- Quais são as qualidades imensuráveis com as quais seu aluno ou cliente vai sair?
Por exemplo, você pode ser um professor de arte que, além de diferentes técnicas de pintura, capacita os alunos a explorar sua criatividade com confiança e diversão. Ou você pode ser um professor de ioga que não apenas demonstra os fundamentos das poses, mas também oferece ferramentas para aumentar a atenção plena e também construi resiliência. Defina seus preços tendo em mente como o seu aluno sai ao final do curso, e não apenas o preço do curso em si.
Enquanto isso, você sempre pode reduzir o preço por meio de uma venda ou promoção, mas, a menos que esteja preparado para aprimorar sua oferta original, pode ser mais difícil aumentar o preço de um curso depois de anunciá-lo ao seu público.
Embora os cursos online nem sempre tenham um preço alto, o preço premium te ajudará a longo prazo e tem vários benefícios.
Vá em frente e cobre mais caro
- Suas metas de receita serão mais fáceis de alcançar. Vender um curso a um preço baixo exige que você matricule mais alunos para atingir sua meta de renda, o que significa que você está gastando mais tempo adquirindo novos clientes e precisará investir mais em suporte e atendimento ao cliente. Se você cobrar um preço mais alto, poderá atingir suas metas mais rapidamente e usar melhor seu tempo.
- Um grupo menor contribui para uma melhor experiência de aprendizado. Se você estiver lidando apenas com 15 alunos em vez de 50, esses alunos terão mais atenção focada. Isso é ideal para garantir clientes recorrentes, bem como referências em potencial para o seu negócio.
- O preço premium aumenta o engajamento e comunica valor. Precificar seu curso ou sessão de coaching com um preço premium garante que os alunos vejam sua compra como um investimento, o que faz com que eles se comprometam mais durante o processo de transformação que seu curso ou serviço proporciona.
- Posicionamento atrai o seu perfil de clientes ideal. Se o preço do seu curso for muito baixo, é provável que você receba um número grande de alunos que não sejam exatamente seu público-alvo e provavelmente desistirão ou não comprarão novamente. Aqueles que terão sucesso e obterão o máximo de suas ofertas ficarão mais do que felizes em pagar mais e, portanto, estarão mais propensos a fazer outra compra.
Quanto cobrar por um curso online
Quanto você pode realmente cobrar pelos seus cursos online? Cabe a você decidir, mas conhecer mais sobre estratégias de precificação pode ser indispensável.
Experimente isso…
Crie metas de faturamento
Antes de mais nada, você deve definir metas de faturamento para o seu curso online. Seja o que for que você espera realizar com o seu negócio, crie um número de meta.
Na vida real:
Digamos que você espera ganhar R$ 5.000 com seu curso online. Com isso em mente, se você mantiver seu preço em R$ 100, precisará de 50 pessoas para comprar seu curso para atingir sua meta.
Mas, e se você decidir oferecer a um preço mais alto de R$ 250? Nesse caso, você só precisa de 20 pessoas para se inscrever. E se você colocar o preço do seu curso online em R$ 500, você só precisa vender para 10 pessoas. Entende onde estamos querendo chegar?
Ao colocar esses objetivos em prática, você pode estabelecer uma imagem mais clara de quantas pessoas você precisa vender para considerar seu lançamento bem-sucedido.
Descubra quantas pessoas provavelmente comprarão seu curso
Geralmente, você pode assumir que pelo menos dois por cento da sua lista de e-mail comprará, então você usa isso como um ponto de partida sólido.
Na vida real:
Se você tiver 1.000 pessoas em sua lista, 20 pessoas provavelmente comprarão. Se você quiser ganhar R$ 4.000, precisará vender seu curso por pelo menos R$ 200 para atingir sua meta
Passo 2: Dê a eles uma oferta que eles não podem recusar
Agora que você já tem um conhecimento básico sobre como precificar seu curso online e, mais importante, por que você deve buscar um preço premium, crie ofertas para seus alunos que eles realmente não possam recusar.
Adicionar níveis de preços
Os níveis de preços tornam seu curso acessível a um número maior de alunos e a alunos que podem não estar interessados em todos os bônus que você está oferecendo.
Para criar seus níveis de preços, primeiro decida quais partes de conteúdo bônus você deseja oferecer. Considere quais fazem mais sentido para o seu público e quais terão o maior ROI. Depois de decidir o conteúdo bônus, decida quanto vale cada peça.
Oferecer opções de parcelamento
Embora nem todos os alunos possam desembolsar um valor alto à vista, parcelas menores, espaçadas ao longo de alguns meses, podem ser mais gerenciáveis. Além disso, normalmente você pode ter preços mais altos em planos que são parcelados.

Passo 3: Adoce o negócio
Seu conhecimento inerentemente tem valor, mas à medida que seus preços aumentam, suas ofertas também devem aumentar. Algumas das melhores maneiras de aprimorar o conteúdo do seu curso e agregar valor não precisam ser muito complicadas.
Pense além do básico e…
- Crie uma atualização de conteúdo. Considere criar uma planilha editável como uma isca digital que seus alunos possam consultar e preencher enquanto percorrem seu currículo.
- Faça perguntas e respostas ao vivo . Programe alguns ao longo da vida do seu curso para diferentes horários do dia para que você possa capturar o maior número possível de alunos. Você pode aumentar o valor do seu curso em várias centenas de dólares, dependendo da frequência com que você hospeda suas perguntas e respostas.
- Oferecer coaching . Oferecendo treinamento on-line individual durante todo o curso para aumentar seu valor. Graças à facilidade de agendamento com nosso recurso de coaching , você pode facilmente aumentar o valor do seu curso em centenas de dólares oferecendo consultoria personalizada.
- Crie uma comunidade . Crie um grupo no Facebook ou uma comunidade no Slack para agregar valor ao seu produto. A partir daí, você pode decidir quão rigorosamente sua comunidade será monitorada.
- Melhore a qualidade de produção do seu curso. Aumente o valor do seu curso em várias centenas de dólares apenas melhorando a qualidade da produção do seu curso. Felizmente, você pode criar uma ótima configuração de estúdio em casa sem gastar muito, tornando isso um ótimo ROI para você.
Lembre -se : Definir suas taxas é manter um limite. Ele ensina os clientes como tratá-lo e respeitar o que você tem a oferecer. Então preço de acordo.

Perguntas frequentes sobre como precificar seu curso online
Quanto devo cobrar por um curso online?
O preço premium irá ajudá-lo a longo prazo e tem vários benefícios. Considere precificar seu curso online em um mínimo de R$ 100. Depois de validar sua ideia, conquistar um público e desenvolver seu curso, você já sabe que é valioso. Um bom preço de base para um curso é de R$ 100, se não mais.
Como determinar o preço de um curso?
Crie metas de faturamento: Antes de mais nada, você deve definir metas de faturamento para o seu curso online. Seja o que for que você espera realizar com o seu negócio, crie um número de meta. Descubra quantas pessoas provavelmente comprarão seu curso: geralmente, você pode supor que pelo menos dois por cento da sua lista de e-mail será convertida, então você usa isso como um ponto de partida sólido.
Como precificar seu curso on-line (guia completo para precificação do curso)
Se você criou um curso on-line, sabe que houve uma tonelada de decisões que você teve que tomar ao longo do processo. Desde a escolha do tópico do curso até o equipamento de gravação, o título do curso, o que incluir em suas aulas, como criar seu conteúdo , como divulgar seu curso e tudo mais. E em algum momento desse processo, você enfrentou a difícil decisão de escolher um preço para o seu curso .
E se você for como a maioria dos instrutores online por aí, precificar cursos online não é algo que vem naturalmente para você. De fato, de todas as etapas envolvidas na criação e comercialização de cursos online , a escolha do preço do curso é uma das decisões que encabeça a lista das decisões mais difíceis de se tomar como criador de cursos.
Suspeitamos que a razão pela qual tantos instrutores on-line lutam com essa etapa é que eles sabem instintivamente o quão importante é escolher o preço certo para o curso. Não é uma decisão que deve ser tomada de ânimo leve, e definitivamente não é algo que deve ser criado do nada, sem nenhum processo de pensamento aparente ou estratégia por trás disso.

Faça o download deste Guia gratuito de preços de cursos on-line para ajudar a resumir os principais pontos deste artigo, que inclui uma planilha de preços de cursos que você pode preencher:
Neste vídeo, abordamos quanto você deve cobrar pelo seu curso. E um pouco mais adiante neste blog, temos outro vídeo sobre como cobrar muito mais.https://www.youtube.com/embed/mmBl_2GyyiE
O preço do seu curso tem um impacto direto em praticamente todos os aspectos do seu negócio de ensino online – desde o tipo de marketing que você pode fazer para promover seu curso, até o tipo de alunos que seu curso atrai, a quantidade de suporte e atenção que você pode fornecer para seus alunos e, claro, a quantidade de receita que você pode gerar com as vendas do seu curso.
Cobrar muito pouco e você corroer o valor percebido do seu curso, limitando severamente seu potencial de receita e habilidades de marketing no processo.
Cobrar demais , e você provavelmente terá que reduzir seu preço (a propósito, fica muito ruim quando você faz isso!) para conseguir algumas vendas.
A questão de quanto cobrar pelo curso também surge muito no nosso Grupo do Facebook , e entre os instrutores online em geral. Infelizmente, não há uma resposta única que possamos dar a todos os instrutores que estão se perguntando por qual preço eles devem vender seu curso. Mas o que podemos fazer é publicar este guia completo, com base nas observações e experiências de nossa equipe da Thinkific, além de inúmeras conversas sobre preços com outros instrutores online.
E como o Thinkific atualmente oferece dezenas de milhares de cursos on-line em praticamente todos os tópicos que você possa imaginar, vimos muitos dados sobre esse tópico. Neste ponto, temos uma boa noção do que funciona e do que não funciona quando se trata de precificar seu curso online.
Quando você chegar ao final deste post, estará equipado com algumas maneiras práticas de ajudar a determinar qual preço funcionará melhor para o seu curso. (Você pode querer tomar uma xícara de café antes de ler este artigo – é longo! ).
Vendendo um curso online por incríveis $ 29
Para começar, gostaria de compartilhar uma história rápida sobre preços de cursos. Este vem diretamente do nosso CEO Greg Smith. Antes de começar a Thinkific, Greg trabalhava em tempo integral como advogado. Em 2005, ele criou seu primeiro curso online para ajudar aspirantes a estudantes de direito a passar no LSAT (Law School Admission Test). Veja o que ele tem a dizer sobre a experiência:
“Criei meu primeiro curso online em 2005. Ensinei aos alunos como se preparar para o LSAT . Na época, eu queria lançar um curso massivo de 80 horas cobrindo tudo o que eu poderia pensar para o tópico e cobrar um preço alto. Em vez disso, comecei pequeno para testar o mercado, confirmar que as pessoas queriam comprar o curso e obter feedback dos alunos.
Comecei com um curso curto (cerca de 3-4 horas de duração) e cobri apenas uma pequena parte de todo o tópico. Eu estabeleci o preço inicial em $ 29. Olhando para trás, eu definitivamente poderia ter cobrado mais, mas na época, não tinha certeza se muitas pessoas pagariam por isso. Eu queria testar a água primeiro, por assim dizer.
No primeiro mês, vendi 10 cópias para um total de $ 290 em receita. Uau! Definitivamente não o suficiente para eu largar minha carreira como advogado, mas ei, era renda passiva, certo? Além disso, eu não tinha muita estratégia de marketing ou um grande plano de lançamento. Eu literalmente acabei de colocar um link para o meu curso no meu blog. Se as pessoas pudessem encontrá-lo, eles poderiam comprá-lo.
Com base nessas vendas iniciais, minha confiança nos cursos on-line aumentou e me validou investindo mais esforços no curso. Ao longo do ano seguinte, aumentei lentamente o preço, ao mesmo tempo em que aumentava o valor oferecido pelo curso e os processos de vendas e a linguagem em torno dele.
Ao aumentar o preço, descobri que mais pessoas compraram o curso. Então, eu não estava apenas ganhando mais receita, na verdade eu estava conquistando mais clientes! Há muitas razões pelas quais isso aconteceu, mas uma grande delas foi o aumento do valor percebido do meu curso. Ter um preço mais alto criou um valor percebido mais alto entre os alunos em potencial, o que levou a mais vendas.
Continuei a aumentar e testar meu preço em diferentes níveis ao longo dos anos, eventualmente estabelecendo $ 389 como o preço ideal. Como você pode ver, isso é um grande salto em relação ao preço de US $ 29 com o qual comecei originalmente.”
A história de Greg não é tão diferente da história de vários instrutores online hoje. Sem saber quanto cobrar pelo primeiro prato, eles testam as águas começando com um preço baixo. A partir daí, aumentam gradualmente o preço até encontrarem o que funciona melhor para o seu mercado. Às vezes eles melhoram seu conteúdo antes de um aumento de preço, às vezes melhoram seu marketing e às vezes fazem as duas coisas simultaneamente.
Embora testar diferentes preços possa certamente ser uma maneira eficaz de encontrar o preço de venda ideal para o seu curso, a maior desvantagem dessa abordagem é que leva muito tempo. Greg passou vários anos nessa fase de teste de preços. Mas ele aprendeu algumas lições muito valiosas durante esse tempo – lições das quais todos nós podemos nos beneficiar (obrigado Greg!). Você encontrará mais de seus insights e exemplos de outros instrutores online ao longo deste artigo.
Por que você deve resistir à tentação de cobrar um preço baixo pelo seu curso
Quando você começa a ensinar online , pode ser difícil resistir à tentação de cobrar um preço baixo pelo seu curso. Talvez você não tenha confiança para cobrar um preço alto. Talvez você ainda não tenha muito conteúdo para incluir em seu curso. Talvez você não tenha ideia de quanto seu mercado-alvo está disposto a pagar pelo seu curso. Talvez você não tenha um grande público ou lista de e-mail para a qual possa promover seu curso. Seja qual for o caso, nós entendemos totalmente. Essas são as mesmas considerações que levaram Greg a vender seu curso LSAT por apenas US$ 29 há dez anos.
Além disso, provavelmente há uma tonelada de recursos on-line ensinando a mesma coisa que você deseja ensinar em seu curso – de artigos a e-books, podcasts, vídeos do YouTube, audiolivros, white papers, apresentações do SlideShare e muito mais. Sabendo disso, você provavelmente está se perguntando por que alguém pagaria voluntariamente um preço alto pelo seu curso quando há tantos recursos gratuitos e baratos que eles podem utilizar.
Sim, há muitas pessoas por aí que não se importam em gastar incontáveis horas de seu valioso tempo vasculhando informações gratuitas online. Mas essas são as pessoas que raramente gastam uma quantia significativa de dinheiro em um produto de informação ou curso online.
Há também pessoas que rotineiramente compram vários cursos em mercados de cursos baratos (onde os cursos geralmente são vendidos por US $ 50 ou menos), mas nunca os concluem. Como livros não abertos em uma estante, esses cursos geralmente acumulam “poeira virtual” até serem esquecidos ou se tornarem obsoletos. É uma tragédia no mundo da educação online.
Mas a boa notícia é que existe um terceiro grupo de pessoas por aí: pessoas que pagarão de bom grado um prêmio em troca de informações de alta qualidade organizadas e entregues em um formato que lhes seja conveniente. Eles querem aprender e ter acesso a um especialista, e querem pagar por esse privilégio. Eles não apenas concluirão seu curso, mas também implementarão o que aprenderam. Estas são as pessoas para as quais você deseja criar seu curso.
Baixe nosso guia para precificar seu curso online

O problema de cobrar um preço baixo pelo seu curso online:
Existem alguns cenários em que vender seu curso por um preço baixo (ou até mesmo oferecê-lo gratuitamente) é apropriado, e vou abordá-los mais adiante neste artigo. Mas primeiro, gostaria de compartilhar algumas das principais razões pelas quais vender seu curso por um preço baixo geralmente é uma má ideia .
1. Isso deixa você preguiçoso com seu marketing
Quando você vende cursos online por um preço baixo, fica preguiçoso com seu marketing. Pense nisso. Você investiria uma quantidade significativa de tempo e dinheiro no marketing do seu curso se cada venda valesse apenas alguns dólares para você? Provavelmente não.
Não cometa o erro de pensar que as pessoas vão comprar algo só porque é barato (podemos agradecer ao Groupon por matar aquele trem). As pessoas querem saber exatamente o que está incluído no que estão comprando e querem saber se isso tem valor. Só porque o preço é baixo não significa que eles vão sacar o cartão de crédito e comprar de você, sem perguntas. Preço baixo ou não, você ainda precisa comercializar seu curso e persuadir seu potencial comprador a desembolsar seu dinheiro suado.
2. Você não pode anunciar seu curso
Quando você vende seu curso online por um preço baixo, você limita imediatamente sua capacidade de gastar dinheiro promovendo seu curso e gera um retorno positivo sobre o investimento (ROI). Na verdade, quando o preço do curso é baixo, é mais provável que você perca dinheiro do que tenha lucro ao pagar por publicidade.
Vejamos um exemplo:
Vamos fingir que você vende seu curso por $50. Você gasta algum dinheiro em anúncios (como os anúncios do Facebook) e, depois de executar algumas campanhas, determina que seu custo médio por lead é de US$ 5. Um lead, só para deixar claro, é alguém que demonstra interesse em seu curso (clicando em seu anúncio ou se inscrevendo em sua lista de e-mail, por exemplo), mas ainda não comprou seu curso.
Para continuar com este exemplo, vamos supor que sua taxa de conversão de leads para compradores seja de 5%. Então, para cada 20 leads que você obtém, você vende 1 curso (20 x 5% = 1). Como cada lead custa US$ 5, você precisa gastar US$ 100 em anúncios para gerar uma única venda no valor de US$ 50. Nesse cenário, você perde $ 50 . Você pode ver por que ter um preço baixo do curso dificulta a obtenção de lucro com seus gastos com anúncios?

3. Você degrada o valor percebido do seu curso
Como regra geral, tanto online quanto offline, você recebe o que paga . Como a maioria dos compradores acredita que isso seja verdade, isso significa que vender seu curso por um preço baixo reduz drasticamente seu valor percebido . Se o preço é barato, o produto deve ser barato . Essa é a suposição que seu mercado-alvo fará.
O valor percebido do seu curso online será um grande impulsionador de vendas e definir seu preço muito baixo na verdade prejudica essa percepção. Há um efeito psicológico que o preço do seu curso terá em seu mercado-alvo. Do ponto de vista da marca, é melhor posicionar seu curso como a opção premium em seu mercado.
4. O treinamento online não é menos valioso do que o treinamento presencial
O treinamento online não é menos valioso do que o treinamento presencial. O valor percebido de um produto educacional é influenciado menos pelo meio de sua entrega e mais por fatores como a experiência do instrutor, a especificidade do tópico relacionado às necessidades do aluno, a personalização no aprendizado e o valor da o resultado ou resultado que seu curso ajuda seus alunos a alcançar. Algumas pessoas ainda preferem aprender online pela simples razão de que é mais conveniente e podem aprender no seu próprio ritmo.
Veja o que Jeff Cobb, autor de Leading The Learning Revolution , disse em um artigo sobre preços de cursos online :
“Ao tentar avaliar o valor que clientes em potencial podem atribuir às suas ofertas de e-learning, acredito que é importante deixar de lado quaisquer preconceitos que você possa ter – ou supor que seus clientes tenham – sobre o método de entrega ou como as ofertas online se relacionam com qualquer educação em sala de aula que você pode oferecer. Se você começar com a suposição de que a educação oferecida on-line é inerentemente de menor valor do que a educação em sala de aula, é quase certo que você acabará com seus clientes.”
-Jeff Cobb
5. Competir em preço é uma corrida para baixo
Não importa o preço que você defina para o seu curso, alguém sempre será capaz de vencê-lo. Competir apenas pelo preço é uma corrida para o fundo do poço . Os clientes que são leais ao vendedor com o preço mais baixo não são o tipo de cliente que você deseja de qualquer maneira. Não perca seu tempo tentando servir essas pessoas. Concentre-se em divulgar seu curso para pessoas que respeitarão o valor dele e que não cancelarão a compra e pedirão reembolso no momento em que encontrarem um curso semelhante que seja mais barato.Os clientes que são leais ao preço mais baixo não são o tipo de cliente que você deseja. #teachonline
6. É preciso o mesmo esforço para vender um curso de valor baixo e vender um de valor alto
O esforço para conseguir que alguém compre é apenas marginalmente mais fácil a um preço mais baixo. Preços e descontos podem ajudar nesse ponto de inflexão psicológico para fazer uma compra, mas o preço é apenas parte dessa equação. Obter leads, nutri-los e, eventualmente, vender para eles requer um investimento de tempo, esforço e, em muitos casos, dinheiro. O processo de vendas pelo qual você orienta alguém para vender um curso de preço mais baixo provavelmente não será muito diferente do processo pelo qual você o orienta para comprar um curso de preço alto.

“Para cada hora ou dólar investido vendendo um curso de preço mais alto, você provavelmente verá um retorno melhor sobre esse investimento do que com um curso de preço mais baixo. Isso ocorre porque geralmente é preciso quase tanto trabalho e investimento para obter uma venda a um preço baixo quanto a um preço alto. Se você está construindo um funil de vendas, veiculando anúncios, enviando e-mails ou até mesmo fazendo ligações para promover seu curso, esses custos costumam ser muito semelhantes, independentemente do preço. Portanto, poder cobrar mais significa que você obterá um retorno muito melhor desse investimento.”
– Greg Smith
7. Um preço baixo dificulta a atração de parceiros de Joint Venture
Uma das melhores maneiras de promover e vender seu curso é formando parcerias de joint venture com outras pessoas que tenham acesso ao seu mercado-alvo. São pessoas ou organizações que possuem um banco de dados de pessoas que provavelmente estariam interessadas em seu curso e estão dispostas a promovê-lo em seu banco de dados em troca de uma taxa ou porcentagem de vendas.
O problema de vender seu curso por um preço baixo é que isso limita a quantidade de receita que seu parceiro de joint venture receberá. Comissões mais altas fornecem mais incentivo para parceiros de joint venture promoverem você. Uma comissão de 50% em uma venda de US$ 100 é muito menos atraente para um parceiro de joint venture do que uma comissão de 50% em uma venda de US$ 1.000.
8. Preços mais baixos atraem clientes de qualidade inferior
Pense em quantos livros você comprou na faixa de preço de US$ 20 a US$ 30. Agora pense em quantos desses livros você realmente terminou de ler. Nem todos, estou certo? Não se sinta mal – todos nós já fizemos isso. Como consumidores, tendemos a valorizar as coisas que compramos em proporção direta ao preço que pagamos por elas. A mesma lógica se aplica aos cursos online.
Quando alguém compra seu curso por um preço baixo, há uma chance maior de que ele nem conclua o curso e uma chance ainda menor de implementar o que aprendeu. Por quê? Porque eles têm menos pele no jogo.
Quando você gasta várias centenas de dólares (e especialmente quando gasta US $ 1.000 ou mais) em um curso on-line, há uma probabilidade maior de concluir o curso e implementar o que aprendeu porque tem um incentivo para obter um retorno sobre seu investimento. Um preço de curso mais alto atrai alunos mais qualificados e mais comprometidos.
Entrei em contato com David Siteman Garland , um empresário que gerou mais de cinco milhões (sim, milhões ) de dólares em vendas de cursos online. Ele também ajudou mais de 2.500 pessoas a criar e lançar seu curso online com seu programa Create Awesome Online Courses , então ele sabe uma coisa ou duas sobre esse tópico. Aqui está o que ele disse:
“Resumindo – seu trabalho como criador de cursos é ajudar as pessoas a obter resultados. Um resultado específico. Seja ajudando uma nova mãe a fazer seu bebê dormir a noite toda ou ensinando alguém a dar um salto mortal em uma prancha de snowboard. O preço premium traz clientes SÉRIOS que estão lá porque querem estar lá e investem no programa. Clientes sérios levam a melhores histórias de sucesso. Histórias de sucesso melhores levam a clientes mais sérios. Além disso, com preços premium, não são necessários milhares de clientes para crescer um negócio de 5, 6 ou mesmo 7 dígitos.”
– David Siteman Garland
Quão baixo é muito baixo?
Felizmente, você está convencido de que precificar seu curso baixo é, na maioria dos casos, uma má ideia . Então, a próxima pergunta lógica é: quão baixo é muito baixo?
Infelizmente, não há uma resposta perfeita para essa pergunta. Um preço que seria considerado muito baixo dependerá de vários fatores, incluindo seu nicho/mercado específico, seu tópico do curso, seu marketing, a confiança que você tem com seu mercado e sua autoridade e credibilidade em seu mercado.
Mas, como regra geral, não recomendamos vender seu curso online por menos de US$ 50. A menos que seu objetivo seja algo diferente de maximizar a receita das vendas de seu curso, você provavelmente deve precificar seu curso por US $ 199 ou mais. Dito isto, existem alguns cenários em que cobrar um preço baixo pelo seu curso pode realmente ser uma jogada inteligente.

Baixe nosso guia para precificar seu curso online
Quão baixo é muito baixo? Confira este artigo sobre os preços dos cursos #online para descobrir! #teachonline
Quando vender seu curso online por um preço baixo:
Aqui estão alguns cenários em que faz sentido vender seu curso a um preço baixo:
1. Durante um período de teste de pré-lançamento
Uma técnica que pode ajudá-lo a fazer seu curso decolar é pré-vendar seu curso online antes de fazer um lançamento oficial. Você pode fazer isso mesmo que seu curso ainda não esteja pronto, sabendo que seus alunos terão acesso ao seu curso assim que ele for lançado. Você pode até envolvê-los na formação do conteúdo do seu curso à medida que o cria, solicitando a opinião deles antes de criar cada lição.
Isso geralmente é chamado de “lançamento beta” e é uma prática comum dizer a seus alunos que é isso que você está fazendo. Com essa abordagem, seus alunos geralmente serão mais tolerantes com o conteúdo e a entrega do seu curso, pois sabem que você aumentará a qualidade (e o preço) do seu curso ao longo do tempo.
O autor, palestrante e consultor de marketing John Jantsch fez isso com seu curso Duct Tape Marketing. Apesar de ter um curso completo, repleto de recursos e bônus incríveis, ele o vendeu por um preço menor antes de fechar as inscrições. Isso permitiu que ele coletasse feedback inicial antes de relançar seu curso com mais conteúdo e um preço mais alto alguns meses depois. Aqui está uma captura de tela de seu lançamento beta:

2. Quando você tem um prazo antes de um aumento de preço
Quando você define um prazo após o qual o preço do seu curso aumentará, isso incentiva as pessoas a comprarem agora . Os prazos criam um senso de urgência. Portanto, se você estiver hospedando um webinar , fazendo um grande lançamento ou oferecendo um desconto por tempo limitado, pode ser uma boa ideia oferecer um preço mais baixo antes do prazo (isso às vezes é chamado de Early Bird Special ). Mas quando digo ponto de preço mais baixo, não quero dizer super baixo. Se você baixar muito o preço, corre o risco de degradar o valor percebido do seu curso.
Na verdade, uma maneira melhor de aumentar as vendas do seu curso em vez de reduzir seu preço por um prazo é incluir alguns bônus extras que não serão oferecidos após o término do prazo. Por exemplo, você pode oferecer uma ligação individual gratuita com você, acesso gratuito a um curso relacionado ou até mesmo oferecer um presente físico (as pessoas adoram receber algo físico pelo correio!) em troca de se inscrever.
Amy Porterfield , empreendedora de sucesso e criadora de cursos online, por exemplo, recentemente usou essa técnica durante o lançamento de seu curso Webinars That Convert. Ela ofereceu um “Pacote de bônus de reforço de vendas” como recurso de bônus, mas apenas para aqueles que compraram seu curso antes do prazo. Aqui está uma captura de tela da primeira parte de um e-mail que recebi dela durante o lançamento (o cronômetro expirou porque abri este e-mail após o prazo):

3. Quando você faz um desconto como último recurso para adquirir um cliente
Não recomendo essa tática para todos, mas em alguns casos, oferecer um desconto como último recurso para adquirir um novo cliente pode funcionar bem. Esta é uma tática que Greg usou para ajudar a aumentar as vendas de seu curso LSAT:
“Com meu curso LSAT, descobri que se alguém não comprasse meu curso após cerca de 7 semanas na minha lista de e-mail, era muito improvável que eles o fizessem. A essa altura, eles eram muito menos propensos a ler meus e-mails, mais propensos a cancelar a inscrição da minha lista e muito pouco propensos a comprar meu curso.
Esse é um comportamento bastante típico no mercado de preparação para exames (onde as pessoas têm um prazo específico para escrever um exame). Se alguém não comprar meu curso dentro de 7 semanas após estar no meu boletim informativo, há uma boa chance de que ele já tenha feito o exame e nunca precise estudar para ele novamente. Isso é diferente da maioria dos outros mercados onde as pessoas podem levar alguns meses, talvez até um ano ou mais para finalmente decidir fazer seu curso.
Como último recurso para conseguir a venda, ofereci meu curso LSAT com desconto por volta da marca de 6 semanas em minha lista de e-mail. Não gerou uma grande quantidade de vendas, mas consegui algumas vendas extras que provavelmente não teria de outra forma. Se você planeja tentar esse método, certifique-se de conhecer seus números de engajamento. Você não quer oferecer descontos, pois as pessoas estão se preparando para comprar pelo preço total. Você quer oferecê-los às pessoas que estão deixando você de qualquer maneira. E não vá muito baixo. Mesmo que esses leads tenham sido praticamente perdidos para mim sem o desconto, ainda ofereci apenas 25% de desconto.”3 cenários em que faz sentido vender seu #cursoonline por um preço baixo. #teachonline
Quando entregar seu curso gratuitamente:
A geração de receita não é a única razão pela qual as pessoas criam cursos online . Aqui estão alguns cenários em que oferecer seu curso gratuitamente pode ser benéfico para você e seus alunos:
1. Quando seu objetivo é a geração de leads
Muitos criadores de cursos online oferecem cursos gratuitos para gerar leads para seus negócios. Por exemplo, você pode criar um minicurso que você distribui gratuitamente. Ao final de seu curso gratuito, você convida seus alunos a comprar seu curso pago, que oferece um treinamento mais aprofundado sobre o mesmo tópico.
Deanne Love , por exemplo, é uma instrutora de dança de arco que usou o Thinkific para criar e vender seus programas online. Deanne tem um curso chamado 15 Hoop Dance Moves Your Body Will Love , que ela dá de graça porque a ajuda a atrair alunos para os quais ela pode promover seus outros cursos. Também dá às pessoas a chance de aprender com ela antes de decidir pagar por esse privilégio.
2. Para integrar novos clientes
Oferecer um curso gratuito pode ser uma ótima maneira de ajudar a ensinar seus clientes a usar seu produto. Isso é bastante comum na indústria de software, onde os usuários geralmente gastam uma quantidade significativa de tempo aprendendo a usar o software que compraram. Fornecer aos novos usuários treinamento gratuito como parte do processo inicial de integração pode ajudar a melhorar a experiência do usuário, minimizar as consultas de atendimento ao cliente e reduzir as taxas de cancelamento.
A Wishpond , uma empresa de SaaS com sede em Vancouver, por exemplo, fornece uma plataforma de marketing para ajudar as empresas a gerar, gerenciar e nutrir leads. Usando o Thinkific, eles criaram a Wishpond Academy para fornecer treinamento gratuito para seus novos clientes. Depois de medir os resultados, eles ficaram agradavelmente surpresos ao saber que os clientes que acessaram seus cursos de treinamento on-line estavam atualizando dos planos de avaliação para os pagos a uma taxa 380% maior do que os clientes que nunca acessaram o treinamento. Esse é um GRANDE aumento, que tem um impacto direto em seus resultados.
3. Como recurso de bônus incluído em outra compra
Se você tiver outro produto ou serviço para vender, incluir um curso como bônus gratuito para compra pode ajudar a incentivar alguém a comprar de você. Se você é um coach, por exemplo, você pode oferecer aos seus potenciais clientes de coaching acesso gratuito ao seu curso online em troca da inscrição em seu programa de coaching.3 motivos para você doar seu #cursoonline gratuitamente. #teachonline
Como escolher um preço para o seu curso online:
Se você decidir vender seu curso por um preço baixo (ou até mesmo distribuí-lo gratuitamente), espero que esteja fazendo isso de forma intencional e estratégica para um dos cenários que mencionei acima. Mas se você está pronto para cobrar um prêmio, vamos falar sobre como escolher qual preço cobrar.
Aqui estão algumas diretrizes e pontos a serem considerados ao escolher um preço para seu curso online:
1. Não precifique seu curso com base em sua duração
Muitos instrutores online pensam que para cobrar um preço alto pelo seu curso, eles precisam criar um curso muito longo . Isso absolutamente não é verdade. A duração do seu curso online não deve ser um fator determinante na definição do preço do seu curso. Avalie seu curso com base no valor do conteúdo , não na duração do conteúdo. Se você pode ensinar alguém a obter o resultado que deseja com 3 horas de instrução, não crie 7 horas de treinamento.
Dito isto, seus alunos esperam uma certa quantidade de conteúdo com base no preço que pagam pelo seu curso. Se você cobrar US$ 500 por um curso que contém 30 minutos de conteúdo, por exemplo, seus alunos provavelmente se sentirão enganados e solicitarão um reembolso. Use seu melhor julgamento. Se você cobrar US $ 500 ou mais pelo seu curso, recomendo incluir pelo menos 3-5 horas de treinamento nele. Se você está oferecendo seu curso de graça, a duração não importa.
“Um grande erro aqui é que as pessoas pensam que só precisam adicionar mais conteúdo para justificar o preço. E a verdade é que isso é 100% falso. Seu curso online é o atalho. Seu trabalho é ajudá-los a obter o resultado o mais rápido e seguro possível.”
– David Siteman Garland
2. Dê uma olhada em sua concorrência
Algumas pessoas dirão para você dar uma olhada nos preços dos cursos concorrentes e, em seguida, precificar o seu em algum lugar no meio. Este é um mau conselho . Precifique seu curso com base no valor que você fornece aos seus alunos por meio de seu treinamento e suporte, e o valor do resultado que você os ajuda a alcançar. Não escolha o preço do seu curso com base no preço que seus concorrentes estão cobrando por seus cursos.
Se você for pesquisar sua concorrência , faça isso simplesmente para validar o fato de que existem pessoas por aí que estão pagando para aprender seu tópico. Faça isso para validar a demanda do mercado , não para escolher o preço do seu curso. Se você realmente quiser, pode comprar um curso concorrente apenas para ver o que está nele e usá-lo como referência para criar um curso online diferente, melhor ou mais específico de alguma forma.
Também vale a pena mencionar que, se você não encontrar nenhum curso concorrente sobre o seu tópico que esteja sendo vendido por um preço premium, isso não significa que você não possa ser o primeiro.
Chris Newman , por exemplo, usou o Thinkific para criar um curso sobre vôo de drone. Quando ele procurou outros cursos sobre vôo de drone, não conseguiu encontrar nada que estivesse vendendo a um preço alto. Ele ainda foi em frente e criou um curso com preço premium (seu curso atualmente é vendido por $ 1.497). Ele hospeda webinars ao vivo para vender seu curso e não é incomum que ele inscreva de 10 a 20 novos alunos em cada webinar. Seu recorde até agora é de 30 vendas em um único webinar. Nada mal!
3. Quantifique o valor do resultado que seus alunos podem alcançar
Outra técnica que funciona bem é realmente quantificar o valor do resultado que você ensina seus alunos a alcançar. Se você vai ajudar seus alunos a economizar dinheiro, diga quanto. Se você vai ajudá-los a economizar tempo, diga quanto. Ao quantificar o valor do resultado que você os ajuda a alcançar, você posiciona o preço do seu curso como um acéfalo. Se fazer o seu curso vai ajudar alguém a ganhar uma promoção no trabalho ou conseguir um emprego específico, por exemplo, esse é um resultado que definitivamente pode ser quantificado.
“Se o seu cliente tentasse descobrir tudo por conta própria, quanto tempo levaria? Quanto dinheiro eles teriam que gastar? Quanto tempo e dinheiro você está economizando para eles?”
– David Siteman Garland
4. Teste diferentes preços
Isso leva tempo, mas pode ser uma ótima maneira de determinar o preço ideal para o seu curso. Testar diferentes preços para ver como cada um deles afetava suas vendas foi exatamente o que Greg fez com seu curso LSAT. Começando com um preço de $ 29, ele aumentou gradualmente seu preço ao longo do tempo. Após vários aumentos, ele acabou determinando que $ 389 era o preço de venda ideal para seu curso.
Se você for testar diferentes pontos de preço, provavelmente deve começar com um preço baixo (mas não muito baixo) e depois aumentá-lo gradualmente a partir daí. Continue aumentando seu preço até que seus números de vendas comecem a mostrar resistência. Tudo o mais sendo igual, quando isso acontecer, você saberá que está se aproximando do teto do que seu mercado-alvo está disposto a pagar pelo seu curso.
O preço ideal para seu curso dependerá de seus objetivos comerciais específicos, mas o objetivo é encontrar o ponto ideal de receita gerada e o número de alunos matriculados em cada faixa de preço. Aqui está um gráfico para mostrar como pode ser o teste de diferentes pontos de preço até que você experimente resistência:

5. Considere sua credibilidade/autoridade em seu mercado
Pense em quanta credibilidade e autoridade você tem em seu mercado. O seu nome ou o nome da sua organização é altamente reconhecível para o seu público-alvo? Você passou vários anos construindo sua plataforma e aumentando seu público? Publicou um livro? Você já falou em conferências em sua indústria? Você foi destaque na mídia? Você tem alguma credencial específica que levou tempo para ganhar? Você recebeu algum prêmio pelo seu trabalho? Você tem depoimentos positivos de outros alunos ou clientes? Todos esses fatores ajudam você a justificar a cobrança de um preço mais alto pelo seu curso.
Se você ainda não é percebido como um “especialista” em seu tópico, publicar conteúdo gratuito é uma ótima maneira de construir confiança e autoridade em seu mercado. você tem um blog? Um canal do YouTube? Um podcast? Essas são ótimas maneiras de compartilhar conteúdo gratuito e criar confiança com seu público.
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Um ótimo exemplo de instrutora online que construiu autoridade em seu mercado é Elizabeth Rider . Elizabeth é uma especialista líder em nutrição e vida integral com vários cursos on-line hospedados no Thinkific. Além de ser uma Certified Holistic Health Coach e uma TEDx Speaker, ela também tem um blog muito popular e um canal no YouTube, onde publica regularmente receitas saudáveis e conselhos nutricionais. Ela também foi destaque em várias publicações, incluindo The Huffington Post , MindBodyGreen e TheDailyLove . Sinta-se à vontade para ler a história dela aqui.Publicar conteúdo gratuito é uma ótima maneira de aumentar sua autoridade em seu mercado. #teachonline
6. Considere o custo das alternativas do seu cliente
Se não fazendo seu curso, de que outra forma alguém aprenderia a alcançar o resultado que seu curso os ajuda a alcançar? Quantos meses ou anos de tentativa e erro seriam necessários? Quanto dinheiro eles teriam que gastar para contratar um coach ou consultor para ajudá-los? Quanto custaria para eles voar para outra cidade para participar de um seminário sobre o seu tema? Quanto custaria fazer um curso semelhante em uma faculdade ou universidade local?
Em comparação com o preço do seu curso, essas opções provavelmente são mais caras e demoradas. Esta é uma boa notícia para você. Isso significa que seu curso pode ser percebido como uma pechincha quando comparado a opções mais caras.
“Se você se sentasse com seu cliente ideal individualmente, quanto tempo você levaria para ensiná-lo tudo em seu curso? Quantas horas do seu tempo?”
– David Siteman Garland
7. Considere o objetivo do seu curso
Por fim, ao escolher um preço para o seu curso online, considere o objetivo que você tem para o seu curso. Por que você está criando um curso online ? O que você quer que seu curso faça por você? Seu objetivo é atingir uma meta de receita específica para o ano? Seu objetivo é gerar leads e construir sua lista de e-mail? Seu objetivo é oferecer um recurso de bônus aos clientes de um produto ou serviço diferente que você oferece? Esclareça a finalidade do seu curso on-line no que se refere aos seus objetivos e precifique-o com base nesses objetivos.
Se o objetivo do seu curso for adicionar um fluxo de receita adicional ao seu negócio, por exemplo, quantifique sua meta de receita e trabalhe a partir daí. Vamos fingir que sua meta é gerar US$ 50.000 em receita com as vendas de seus cursos nos próximos 12 meses. Quantos alunos você precisará matricular e a que preço para atingir essa meta? Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de fazer isso acontecer:

Como aumentar o valor do seu curso e justificar um preço mais alto:
Ok… você está pronto para cobrar um preço mais alto pelo seu curso. A próxima grande questão é como você faz isso? Como você justifica a cobrança de um preço premium? Ótima pergunta! Estou feliz que você perguntou.
Neste vídeo, entrevistamos uma criadora de curso sobre como ela justifica cobrar muito mais:https://www.youtube.com/embed/dYYgEtd4zMA
Aqui estão algumas maneiras de aumentar o valor do seu curso on-line e manter seu preço com confiança:
1. Ensine algo muito específico
Como regra geral, quanto mais específico for o seu curso, mais você poderá cobrar por ele. O tema da venda, por exemplo, é bastante amplo. E como vender é um tópico tão amplo, será difícil para um curso sobre vendas se destacar de todos os outros cursos sobre esse tópico. Já um curso de venda para corretores de imóveis é muito mais específico.
Para dar um passo adiante, criar um curso para corretores de imóveis sobre como fazer uma ótima apresentação de anúncio é ainda mais específico. É muito claro sobre o que é o curso e para quem é (e não para). Qualquer agente imobiliário que queira aprender como fazer uma ótima apresentação de anúncio provavelmente comprará esse curso em vez de um curso geral de vendas. O resultado do curso é específico, e vale muito para eles. Se conseguirem mais anúncios, venderão mais casas. Se venderem mais casas, ganharão mais dinheiro. Se eles ganharem mais dinheiro, eles vão… bem, você entendeu.
“Quanto mais específico o resultado e/ou o público, mais valioso é o curso. Por exemplo, um dos meus alunos mais bem-sucedidos tem um curso sobre anúncios no Facebook para autores. Agora imagine que você é um autor e tem dois cursos à sua frente. Um ensina como fazer anúncios no Facebook. Um ensina como fazer anúncios no Facebook especificamente para autores. Qual você vai comprar?”
– David Siteman Garland
2. Crie um grupo privado para os alunos do seu curso
Criar um grupo privado para os alunos do seu curso é uma ótima maneira de aumentar o valor do seu curso online. Seus alunos não apenas se beneficiarão de ter mais acesso a você, mas também se beneficiarão da interação e da construção de relacionamentos com outros alunos que estão fazendo seu curso. Criar um grupo no Facebook para seus alunos é uma ótima maneira de fazer isso acontecer. Você não apenas cria um curso. Você cria uma comunidade .
3. Ofereça coaching individual ou em grupo
Considere oferecer um certo número de sessões de coaching individuais com cada um de seus alunos do curso. Outra opção é oferecer coaching em grupo para um número específico de alunos por vez. Ambos os métodos são ótimos para responsabilizar seus alunos por concluir seu curso e fornecer feedback personalizado a eles.
4. Faça uma chamada mensal ao vivo com seus alunos
Considere realizar uma teleconferência ou webinar ao vivo com os alunos do curso mensalmente. Você pode usar esse tempo com eles para responder a perguntas específicas, aprofundar um tópico específico com mais detalhes ou até mesmo convidar um palestrante convidado para compartilhar suas ideias com seus alunos.
5. Inclua recursos para download
Muitos instrutores on-line oferecem aos alunos a capacidade de baixar suas videoaulas, apresentações de slides ou até mesmo as versões em áudio de cada videoaula. Isso dá aos alunos mais controle sobre sua experiência de aprendizado. Fornecer recursos para download, como planilhas, modelos, listas de verificação e guias de recursos, também é uma ótima maneira de aumentar o valor do seu curso online e aprimorar a experiência de aprendizado de seus alunos.
6. Ofereça um plano de pagamento
Uma maneira comprovada de aumentar as vendas de um curso online com um preço mais alto é simplesmente oferecer planos de pagamento. Muitas pessoas preferem distribuir o custo de um curso por um longo período de tempo, em vez de pagá-lo à vista. Greg recentemente adicionou um plano de pagamento ao seu curso LSAT e tem visto um aumento em suas vendas desde então:
“Mais recentemente, adicionei uma opção de plano de pagamento. Assim, as pessoas podiam comprar o curso de $ 389 com 4 pagamentos mensais de $ 99 cada. Isso aumentou ainda mais as vendas, pois as pessoas gostam de adiar os pagamentos, especialmente nos pontos de preço mais altos. Se o seu curso custa mais de US $ 300, eu definitivamente incluiria uma opção de plano de pagamento.”
7. Seja acessível
Considere conceder a seus alunos uma quantidade razoável de acesso direto a você (isso pode ser por e-mail ou até mesmo por telefone, se desejar). Isso pode ou não fazer sentido para você com base em suas metas de negócios e no preço do seu curso. Se seu objetivo é vender um curso de $50 para vários milhares de alunos, por exemplo, conceder a cada aluno acesso direto a você não é muito viável ou econômico. No entanto, se você vender seu curso por US $ 1.000 e limitar a matrícula a 50 alunos por vez, conceder a seus alunos algum acesso direto a você é definitivamente gerenciável.
8. Formar parcerias para oferecer software, recursos ou outros cursos
Se o seu curso recomendar recursos, ferramentas ou software específicos para seus alunos, uma ótima maneira de aumentar o valor do seu curso é fazer parceria com os vendedores desses recursos para criar uma oferta especial para seus alunos.
Nathan Chan, CEO e editor da Foundr Magazine , por exemplo, lançou recentemente uma comunidade online para empreendedores chamada Foundr Club . Para ajudar a aumentar o valor do programa, ele fez parceria com vários fornecedores de software, incluindo Intercom, Stripe, Wistia e muito mais. De acordo com Nathan, os membros do Foundr Club têm acesso a mais de US$ 10.000 de economia em várias ferramentas e programas relacionados a negócios e marketing.
9. Ofereça um certificado de conclusão
Os certificados de conclusão de curso são um valor agregado eficaz porque dão aos seus alunos algo para “exibir” assim que concluírem seu curso. Eles também podem ser ótimos para aumentar o envolvimento dos alunos porque a recompensa de receber um certificado ajuda a dar aos alunos um incentivo adicional para concluir seu curso.
10. Crie diferentes níveis de preço
A última dica que gostaria de compartilhar com você é criar diferentes níveis de preço para o seu curso. Os compradores adoram ter opções diferentes (é uma coisa psicológica). Se você oferecer apenas um preço específico para o seu curso, é mais provável que eles vejam os cursos concorrentes como outras opções. Ao criar diferentes níveis de preço para o mesmo curso, você atende à necessidade do comprador de comparar diferentes opções. E a melhor parte é que, não importa qual dos seus níveis de preço eles escolham, eles ainda acabam se tornando seu cliente!
Usar diferentes níveis de preço é outra das técnicas que Greg vem usando para ajudar a maximizar suas vendas de cursos LSAT. Aqui está o que ele disse sobre os níveis de preço para seu curso LSAT:
“Temos três faixas de preço: a avaliação gratuita, a opção de US$ 389 e a de US$ 789. Há muitas pesquisas que sugerem oferecer três opções e focar na do meio é muito eficaz para aumentar as vendas. Mesmo que um deles seja uma avaliação gratuita, ainda funciona como um terceiro ponto de preço. Você também pode não ter opção gratuita e apenas três pontos de preço.
A linha inferior é que as pessoas gostam de fazer uma escolha. Os níveis de preço dão a eles a chance de avaliar as opções e escolher o que é melhor para eles. Ao dar a eles uma escolha em seu site, eles não precisam escolher entre você e um concorrente. Eles podem escolher entre você por um preço e você por outro preço.
Eu coloco a maior parte dos meus recursos na opção intermediária e adiciono muito pouco a esse preço mais alto. Isso tem o efeito de tornar a escolha do meio (onde eu quero que as pessoas vão) uma decisão fácil. Oferece muito mais do que o preço mais baixo e apenas um pouco menos do que o preço muito mais alto.
Mais de 98% das vendas do meu curso LSAT estão nesse plano intermediário de $ 389. Quase ninguém compra o curso de $ 789. E é isso que eu quero. Estou conduzindo-os ao meu preço ideal. O de US$ 789 não está lá para vender, está lá para facilitar a decisão de comprar por US$ 389.”
Aqui está uma captura de tela da seção de preços do site do curso LSAT de Greg :


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10 maneiras de aumentar o valor do seu #cursoonline e aumentar seu preço. #teachonline
Escolha um preço e avalie seus resultados
Parabéns! Agora você sabe mais sobre preços de cursos online do que a maioria dos instrutores online por aí.
E olha… se por algum motivo você ainda não sabe quanto cobrar pelo seu curso, veja o que você deve fazer:
Basta escolher um preço e ver o que acontece .
Na pior das hipóteses, você precifica muito alto e ninguém compra. Ou talvez você precifique muito baixo e muitas pessoas compram! De qualquer forma, você aprende alguma coisa.
Encontrar o preço ideal para o seu curso online não acontecerá da noite para o dia. Basta escolher um preço, pedir às pessoas para comprá-lo, ver o que acontece e alterá-lo mais tarde, se necessário. Continue mudando até encontrar o ponto ideal entre o que seu mercado está disposto a pagar e o que faz sentido para seus objetivos de negócios e receita.
Ao encerrar este artigo, aqui estão mais algumas palavras de sabedoria de Greg sobre preços de cursos:
“Comecei com US$ 29 e depois aumentei lentamente meu preço. Esta é uma abordagem de preços – começar de baixo e ir subindo. Acho que isso conta uma história muito melhor do que começar alto e constantemente descontar ou diminuir seu preço. Cada vez que eu aumentava meu preço, eu conseguia informar ao meu público que o aumento estava chegando e dar a eles a oportunidade de comprar pelo preço baixo atual antes que ele subisse para sempre. Isso conta uma história de aumento de valor, em vez de criar uma marca de desconto e diminuir o valor. Cada vez que eu aumentava meu preço, conseguia gerar um monte de vendas com essa abordagem. Além disso, como vi esses ganhos diminuírem para o nível de US$ 389, consegui chegar perto do preço ideal para o meu mercado.
Dito isto, também é ótimo sair do portão com um preço alto. Eu recomendo essa abordagem especialmente se você tiver um pouco mais de experiência no lançamento de seu curso ou se tiver um plano sólido para lançá-lo e vendê-lo. Além disso, se você tem um curso de alto valor e um número limitado de pessoas que pode alcançar com ele, essa pode ser a melhor maneira de maximizar as receitas. É preciso um pouco mais de trabalho para vender a um preço mais alto, mas o ROI geralmente é muito melhor.
Portanto, minha sugestão seria fazer o trabalho para um lançamento forte e sair do portão com um preço de curso mais alto ou testar suas ideias com um preço mais baixo, mas ter um plano para aumentá-lo depois de obter suas primeiras vendas. A partir daí, continue aumentando o preço à medida que agrega valor ao curso e refina seus esforços de marketing. ”Escolha um preço e teste os resultados. Você sempre pode alterá-lo mais tarde. #cursoonline #teachonline
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