Esteja você definindo preços pela primeira vez ou determinando um preço para uma nova oferta, aqui estão algumas práticas recomendadas para precificar seu produto.
A definição de preço de um produto requer um planejamento cuidadoso e uma compreensão do valor do trabalho que você coloca em sua produção. Você vai querer garantir que está ganhando receita suficiente para manter seu produto – e negócios – no mercado, mantendo-se competitivo com outros players em seu setor.
Aqui estão algumas práticas recomendadas e etapas que você pode seguir para descobrir o melhor preço para seu produto.
Como calcular o preço do produto, passo a passo
1. Some os custos variáveis por produto
Os custos variáveis estão diretamente ligados ao produto . É fácil determinar o custo básico de um produto se você comprar estoque, mas se você mesmo o fabricar, o custo do produto é o preço dos materiais a granel dividido pelo número de itens produzidos.
Em seguida, observe o salário por hora ou diária e divida isso pelo número de itens produzidos nesse período. Finalmente, considere embalagens e bônus. Use o preço unitário para calcular o custo de envio de suprimentos e “brindes” de marca (como decalques ou cupons impressos) e adicione taxas determinadas pelo seu serviço de entrega.
[Leia mais: Como devo precificar meu produto ou serviço? ]
2. Adicione sua margem de lucro
Uma margem de lucro é a porcentagem de uma venda que é lucro. Por exemplo, se um produto com custos variáveis totais de $ 10 for vendido por $ 12,50, sua margem de lucro será de 20% (o lucro de $ 2,50 é 20% da venda).
Se sua meta é uma margem de lucro de 20%, você pode trabalhar para trás para determinar seu preço usando esta fórmula:
Preço = (custos variáveis totais) / (1 – 0,20)
Se o preço calculado for muito maior do que o preço médio de seus concorrentes, talvez seja necessário reconsiderar seus custos de produção. Se o seu preço for baixo, você poderá planejar uma margem de lucro ainda maior.
3. Considere os custos fixos
Os custos fixos estão relacionados ao funcionamento do seu negócio e incluem itens como seguro, aluguel, licenças e alvarás de software e despesas com folha de pagamento. Descobrir suas despesas fixas totais em um determinado período de tempo lhe dirá quantas vendas você precisa fazer para atingir o ponto de equilíbrio.
4. Teste e ajuste de acordo
Você precisará dar tempo ao seu produto para entender como os clientes respondem aos seus preços. Normalmente, realizar uma revisão trimestral pode ajudá-lo a avaliar o interesse e a satisfação do cliente.
Se você achar que as vendas estão abaixo do necessário após um trimestre com seu produto ou serviço definido a um preço específico, use seu conhecimento do setor para determinar se isso significa aumentar, diminuir ou reduzir seus próprios custos.
[Leia mais: Como precificar seus serviços comerciais ]
Se você achar que as vendas estão abaixo do necessário após um trimestre com seu produto ou serviço definido a um preço específico, use seu conhecimento do setor para determinar se isso significa aumentar, diminuir ou reduzir seus próprios custos.
Práticas recomendadas para precificar seus produtos
Antes de definir o preço final de um produto, é útil pesquisar e seguir algumas práticas recomendadas estratégicas.
Entenda as estratégias de preços comuns em seu setor
Precificar seu produto requer conhecimento prévio do seu setor. Compare seu produto com outros similares no mercado para determinar uma faixa de preço média. Se o seu produto for de qualidade superior, os clientes podem estar dispostos a pagar um pouco mais. Se o seu produto não tiver todos os sinos e assobios, você poderá competir em preço com concorrentes maiores.
Faça pesquisas de mercado
Sua base de clientes é seu melhor guia para o que funciona e o que precisa ser mudado. A pesquisa de mercado , seja conduzida internamente ou terceirizada para uma empresa de pesquisa de mercado, fornecerá informações importantes sobre o que seus clientes desejam e o que seus concorrentes estão oferecendo (ou não). Essas informações também servirão como base para sua estratégia de preços.
[Leia mais: Como realizar pesquisas de mercado para entender melhor seus clientes ]
Experimente com preços
Se você está apenas começando seu negócio e testando um produto mínimo viável, pode ter algum espaço para experimentar preços. Para coletar os dados de que você precisa, você precisará de uma amostra grande de clientes, incluindo clientes que não são seus compradores habituais e recorrentes. Com mudanças incrementais no preço dentro de janelas de tempo definidas, você pode obter informações reais sobre o que as pessoas estão dispostas a pagar.
Foco no lucro do negócio a longo prazo
Esteja aberto à experimentação contínua com seus preços. Você pode precisar fazer ajustes em suas metas e trabalhar novas práticas em sua estratégia de produção e marketing.
À medida que seu negócio evolui, mantenha seus clientes com você recompensando sua fidelidade e oferecendo incentivos para continuar comprando de você, como promoções, descontos e frete grátis. Isso também pode atrair novos clientes e manter seu produto relevante.
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