Competências para o profissional do futuro

Introdução

O futuro é incerto. Com todas as mudanças ocorrendo no mercado de trabalho, não é possível prever como será nossa profissão dentro de cinco ou 10 anos. A única certeza é que são necessárias novas habilidades; uma nova mentalidade e também um novo tipo de profissional, que possa se ajustar constantemente às exigências de um mundo em constante mudança.

O desafio agora, mais do que nunca, é ser capaz de fazer a transição das velhas formas de trabalho para as novas e encontrar maneiras de permanecer relevante e atualizado a fim de prosperar no futuro do trabalho.

A boa notícia é que isto não significa que temos que nos reinventar da noite para o dia ou nos preocupar em encontrar outro emprego. Significa que temos uma oportunidade de aprender coisas novas e nos desenvolvermos mais do que nunca. Então, como fazemos essa transição? Como nos preparamos para o que está por vir?

O futuro do trabalho está mudando. Os modelos tradicionais estão dando lugar a novos modelos, e as habilidades necessárias para os profissionais, provavelmente serão diferentes daquelas necessárias hoje. Como você se prepara para esta realidade?

Devemos nos adaptar continuamente, porque se não o fizermos, seremos deixados para trás. Devemos nos treinar constantemente; devemos aprender novas tecnologias; devemos aprender a usá-las eficazmente. E acima de tudo, devemos aprender a nos transformar em indivíduos ágeis e flexíveis o suficiente para enfrentar este novo mundo lidando com nossos medos ou incertezas.

CHAR – Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Resultados

Conhecimento, Habilidades, Atitudes e Resultados são os quatro pilares de uma vida de sucesso. Queremos ajudá-lo a construir a melhor base de conhecimento e as habilidades certas, para que você possa alcançar os resultados que deseja em sua carreira.

Vamos entender um pouco mais sobre as definições de cada uma dessas palavras.

Conhecimento: O conhecimento é a compreensão de como as coisas são feitas. A soma total das informações que uma pessoa adquiriu e reteve ao longo do tempo.

Habilidades: Habilidades são a capacidade de executar uma ação ou tarefa. Ações específicas que se pode realizar para cumprir uma meta ou tarefa.

Atitudes: Atitudes são as crenças, sentimentos e motivações internas. Os sentimentos, emoções e crenças de um indivíduo sobre um determinado assunto ou objeto.

Resultados: Os resultados são o resultado de um processo, tarefa ou objetivo.

No mercado de trabalho, o CHAR é uma estrutura utilizada para avaliar as habilidades e competências necessárias para o futuro do trabalho. É uma maneira de dividir o que você precisa para fazer bem o seu trabalho em quatro áreas-chave:

  • Conhecimento: Uma compreensão profunda de sua área e como ela funciona (por exemplo, como realizar seu trabalho)
  • Habilidades: A capacidade de realizar certas tarefas ou processos (por exemplo, escrever código)
  • Atitudes: Uma mentalidade que lhe permite trabalhar de forma eficaz com os outros (por exemplo, colaboração)
  • Resultados: O que você finalmente alcança em termos de resultados ou resultados

Como essas quatro áreas-chave são essenciais para o profissional que deseja ter sucesso no mercado do futuro?

Conhecimentos: A profundidade do conhecimento é a chave para o sucesso. Para ter sucesso, devemos saber o que nossa empresa faz e como o faz. Precisamos saber como nosso produto é diferente da concorrência e por que é melhor do que eles.

Habilidades: Para ter sucesso em qualquer campo é preciso ter certas habilidades que são necessárias para seu trabalho. Estas habilidades podem ser aprendidas através da educação ou da experiência. Algumas dessas habilidades incluem organização, comunicação, liderança e resolução de problemas.

Atitude: Atitude não é tudo, mas faz a diferença em tudo o que fazemos. Ela determina o nosso bom desempenho no trabalho e o quanto gostamos de nosso ambiente de trabalho. Boas atitudes são contagiosas, por isso é importante que nos asseguremos de que todos tenham uma boa atitude sobre seu trabalho ou projeto em mãos!

Resultados: Resultados são o que nos torna bem-sucedidos! Se você não está obtendo resultados de seus esforços, então há algo errado com seu plano ou execução. Você tem que saber o que quer para que as coisas aconteçam da forma esperada; caso contrário, as coisas desmoronarão rapidamente se não houver nenhum plano!

Quais habilidades são mais necessárias no mundo dos negócios?

  • Você deve ser capaz de se comunicar com as pessoas de forma eficaz.
  • Você deve ser de se comunicar com uma ampla variedade de pessoas, desde as que se reportam a você até a alta liderança.
  • Você deve ser capaz de trabalhar bem com os outros, em um ambiente de equipe.
  • Você deve ser capaz de usar seu tempo de forma sábia e eficiente.
  • Ser capaz de trabalhar de forma independente e proativa.
  • Ser capaz de trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo.
  • Ser capaz de se concentrar por longos períodos de tempo sem se distrair com as coisas ao seu redor (como seu telefone).
  • Ser capaz de aprender novas habilidades com agilidade, muitas vezes de forma autodidata, a partir de recursos online como vídeos do YouTube ou tutoriais de outras pessoas que estão disponíveis online!
  • Ser capaz de entender o que é necessário dentro de um determinado projeto ou tarefa que lhes é designada, para que possam fazer seu melhor trabalho possível, ao mesmo tempo em que entendam como isso se encaixa no quadro mais amplo do que precisa ser feito em geral dentro de uma organização ou empresa (ou até mesmo apenas uma pequena parte dela).

Quais são as atitudes mais necessárias no mundo dos negócios?

  • Ter uma atitude positiva sobre a mudança – você precisa estar disposto a abraçar novas oportunidades de aprendizado e crescimento!
  • Ter a mente aberta para novas idéias e abordagens diferentes.
  • Ter um alto nível de integridade e ética, o que significa que você entende a importância de ser honesto, confiável e justo em sua vida profissional, bem como em sua vida pessoal.

Como se desenvolver?

Imagine uma escada com quatro degraus: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, e competência inconsciente. Este é um padrão comum nos processos de aprendizagem.

Incompetência inconsciente significa que não se sabe o que não se sabe. Neste estado, você sente que está indo muito bem porque não está ciente do que está perdendo ou de como as coisas poderiam ser muito melhores.

A incompetência consciente é quando você percebe que há algo importante que você não sabe – e isso te gera um desejo ou uma necessidade! Você pode até ser ter uma noção do que precisa, mas ainda é difícil para você aprender.

A competência consciente significa que você descobriu o que está faltando em seu conjunto de conhecimentos ou habilidades e tomou medidas para fechar esta lacuna. Você está consciente do que precisa acontecer a seguir para que as coisas melhorem.

Finalmente, a competência inconsciente ocorre quando a nova habilidade ou conhecimento se tornou parte dos seus conhecimentos e habilidades; agora ela vem naturalmente e facilmente sem qualquer esforço de sua parte (embora se algo mudasse sobre essa coisa – como sua utilidade – você precisaria reaprender).

Seção: Solução de problemas

A resolução de problemas é uma habilidade chave para o futuro do trabalho. É o que fazemos diante dos desafios e obstáculos, sejam eles técnicos ou interpessoais.

A resolução de problemas pode ser aprendida. Muitas pessoas pensam que a solução de problemas é inata – que algumas pessoas têm apenas um dom para isso, enquanto outras não. Mas isto não é verdade! Todos nós podemos melhorar nossa capacidade de resolver problemas praticando habilidades específicas, como por exemplo:

  • Definir o problema corretamente
  • Identificar possíveis soluções e avaliá-las
  • Implementar mudanças com base no que você aprendeu

Seção: Liderança

A liderança é uma habilidade. É uma mentalidade, hábito e forma de ser que pode ser posta em prática independentemente do seu título ou posição. Os líderes não precisam necessariamente ser gerentes, chefes ou supervisores para liderar. Eles também não estão necessariamente no comando das pessoas. Um líder pode se reportar diretamente a outra pessoa em sua organização, mas ainda assim liderar sua equipe com sucesso através do uso de habilidades de comunicação eficaz, habilidades interpessoais e técnicas de coaching.

Seção: Criatividade

A criatividade é uma habilidade que pode ser aprendida e praticada da mesma forma que qualquer outra habilidade.

A criatividade é uma forma de pensar que não se limita por experiências passadas, conhecimentos ou paradigmas atuais.

Criatividade é a capacidade de ver as coisas de forma diferente. Os criadores muitas vezes vêem coisas que outros não vêem porque estão procurando por soluções em vez de problemas.

Criatividade é a capacidade de resolver problemas de uma maneira original, sem ser limitado pelo que todos acreditam ser possível ou impossível.

Seção: Comunicação

Comunicação

A comunicação é uma habilidade chave para o futuro porque é tão importante para nossa capacidade de trabalhar bem com os outros. Você precisa ser capaz de ouvir, falar clara e efetivamente, usar linguagem corporal de forma eficaz e também usar ferramentas de mídia social como e-mail e Twitter.

Seção: Colaboração

O que é colaboração?

Colaboração refere-se ao processo de trabalhar em conjunto a fim de alcançar um objetivo comum. Você pode colaborar com sua equipe, com outra equipe ou equipes, ou mesmo com parceiros externos. Às vezes é chamada de “a arte do trabalho em equipe”. A colaboração é importante porque garante que todos tenham uma palavra a dizer sobre os resultados de seu trabalho e obtenham a adesão de todas as partes envolvidas.

Por que a colaboração é importante?

A colaboração aumenta o engajamento e a satisfação dos funcionários, dando-lhes a oportunidade de agregar valor, assim como aprender novas habilidades através do compartilhamento de conhecimentos com outros. Ela também ajuda a sair de silos dentro de uma organização, encorajando pessoas de diferentes partes do negócio que talvez não tenham interagido antes a começar a fazê-lo com mais freqüência – o que pode levar a uma maior inovação! Finalmente, a colaboração melhora a eficiência ao permitir múltiplas vozes em conversas, o que significa que é mais provável que elas vão em direção a algo melhor do que o que aconteceria se apenas uma pessoa fosse responsável por tomar decisões sobre algo importante como o desenvolvimento de produtos (ou algo mais – como a forma como construímos software).

Seção: Iniciativa e Empreendedorismo

Iniciativa e empreendedorismo são ambas habilidades que serão cada vez mais importantes no futuro. Como desenvolvê-las?

“Iniciativa é fazer algo por conta própria, sem esperar que alguém lhe peça para fazê-lo”, diz William Pollard em How to Develop Initiative. “Significa fazer o que precisa ser feito quando precisa ser feito, não importa quão pouco importante possa parecer no momento ou quão difícil possa ser”

A coisa mais importante sobre a iniciativa é agir em vez de esperar que outra pessoa lhe diga o que eles querem que você faça. Para fazer isto bem, você precisa de criatividade e engenhosidade.

O espírito empreendedor é a capacidade e a vontade de “tomar iniciativas que aumentem as chances de sucesso na vida”. As pessoas empreendedoras aproveitam as oportunidades mesmo quando não têm certeza se terão sucesso ou não; estão dispostas a apostar em suas idéias com nada mais do que seu próprio trabalho árduo – e às vezes até menos do que isso!

Seção: Produtividade e Responsabilidade

Produtividade e responsabilidade

Para ser produtivo e responsável, você precisa ser:

  • Assumir a responsabilidade por seu trabalho.
  • Ser um líder.
  • Ser um jogador de equipe.
  • Ter boa capacidade de comunicação.
  • Ouça bem e faça boas perguntas quando os outros estiverem falando com você.
  • Resolva problemas de forma criativa, colaborando com os outros conforme necessário para encontrar soluções que todos apoiem (ou pelo menos compreendam).
  • Tomar decisões sobre quais projetos ou tarefas são mais importantes com base em sua importância estratégica para o sucesso da empresa, não apenas a preferência pessoal ou o nível de interesse momentâneo em fazer algo completamente diferente! Você não quer perder tempo com coisas que não estão indo a lugar algum; melhor ainda se elas estão realmente produzindo resultados! É importante não apenas que passemos nosso tempo fazendo um trabalho significativo, mas também que planejemos com antecedência para que possamos entregar resultados rapidamente, mantendo a flexibilidade caso surjam circunstâncias imprevistas ao longo do caminho”.

Seção: Trabalho em equipe e Diversidade

Trabalho em equipe e diversidade são duas das qualidades mais importantes que um profissional deve possuir para ter sucesso no local de trabalho de hoje. A importância do trabalho em equipe tem sido reconhecida por especialistas empresariais há décadas, mas só recentemente as empresas estão começando a entender como a diversidade pode beneficiá-las.

Nesta seção, você aprenderá sobre a importância do trabalho em equipe e como ele pode ajudá-lo a alcançar o sucesso em sua carreira, bem como algumas dicas sobre como se tornar um jogador de equipe mais coeso. Você também aprenderá sobre os benefícios da diversidade no local de trabalho e que medidas as empresas devem tomar a fim de melhorar suas iniciativas de diversidade.

Seção: Livros para sobreviver ao futuro do trabalho

O futuro do trabalho está sobre nós, e vai ser preciso mais do que um currículo de trabalho para sobreviver. Para sobreviver nesta nova era, talvez você tenha que aprender novas habilidades ou mudar sua abordagem em relação às antigas. Aqui estão alguns grandes livros que o ajudarão a fazer exatamente isso:

  • The Future of Work Is So Bright I Gotta Wear Shades de Julia Kirby
  • The Professional Portfolio: Como se destacar em qualquer campo por Karen Duron
  • Não é tudo sobre mim (é sobre eles): Um manual para construir seu negócio mais significativo de todos os tempos por Keith Ferrazzi

Seção: Vídeos sobre profissional do futuro

  • Vídeos de empregos futuros:
  • Futuros Vídeos Profissionais
  • Vídeos de Profissões Futuras
  • Futuro dos vídeos de aprendizagem (incluindo educação, aprendizagem e ensino)

Seção: Vídeos sobre profissões do futuro

  • Vídeos de Profissões Futuras
  • Vídeos de empregos futuros
  • Futuro dos Livros de Trabalho

Seção: Vídeos sobre futuro do trabalho

Na página de vídeos sobre o Futuro do Trabalho, você encontrará vídeos que cobrem tópicos tais como:

  • Ocupações futuras
  • Habilidades futuras
  • Desenvolvimento de Carreira e Aprendizagem

Conclusão

O futuro do trabalho é um momento emocionante e desafiador tanto para os profissionais, quanto para as empresas. Ele requer uma forte compreensão das habilidades que são mais necessárias no mundo de hoje, bem como conhecimento sobre como a tecnologia pode mudar essas necessidades ao longo do tempo. Com preparação e planejamento adequados, nossas vidas podem ser mais fáceis hoje do que nunca!


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